Hoje na Economia – 05/10/2020

Hoje na Economia – 05/10/2020

As principais bolsas internacionais iniciam a semana operando em alta. Investidores estão mais otimistas em relação ao pacote fiscal em discussão no Congresso dos EUA, como também em relação à recuperação do presidente americano Donald Trump, infectado pelo covid-19. Segundo a equipe médica, é possível que o presidente tenha alta hospitalar ainda nesta segunda-feira.

Na Ásia, bolsas locais fecharam com altas significativas. O índice MSCI Asia Pacific registrou ganho de 1,2% no pregão de hoje. No Japão, o índice Nikkei subiu 1,23% em Tóquio, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 1,29% em Seul. O Hang Seng se valorizou 1,32% em Hong Kong. Na China, os mercados permanecem fechados em virtude de feriado local. No mercado de moedas, o dólar é negociado a 105,67 ienes, contra 105,35 ienes do final de sexta-feira.

Na Europa, acompanhando a tendência de recuperação dos ativos globais, bolsas da região operam majoritariamente no azul. O índice STOXX600 avança 0,65%, no momento. Em Londres, o FTSE100 tem ganho de 0,48%; o CAC40 sobe 0,85% em Paris; em Frankfurt, o DAX se valoriza 0,65%. O euro se valoriza 0,29% ante ao dólar sendo cotado a US$ 1,1750. Favorece a moeda comum o alívio dos investidores com os dados macroeconômicos da zona do euro. O índice de gerentes de compras (PMI) composto da Alemanha subiu de 54,4 em agosto para 54,7 em setembro, enquanto o PMI composto da zona do euro caiu de 51,9 a 50,4 na mesma base de comparação, menos do que o esperado pelos analistas (50,1). Apesar da perda de ritmo, a economia da região se mantém em expansão, em meio à nova onda de contaminação por covid-19.

Nos mercados americanos, o otimismo com a recuperação do presidente americano, Donald Trump, mantém os índices futuros das bolsas de Nova York em firme alta: o futuro do Dow Jones sobe 0,53%; S&P 500 avança 0,55%; Nasdaq tem alta 0,80%. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos encontra-se em 0,71%, subindo 1,65%, no momento. O índice DXY do dólar, que segue o valor da moeda americana frente a uma cesta de seis divisas fortes, encontra-se em 93,67 pontos, com queda de 0,19%, no momento.

O mercado de commodities acompanha o bom humor dos mercados internacionais. O índice geral de commodity da Bloomberg opera com alta de 0,71%, no momento. No mercado de petróleo, o contrato futuro do produto tipo WTI, para novembro, é negociado a US$ 38,07/barril, com alta de 2,75%, no momento.

No Brasil, o ambiente externo positivo que vigora nesta manhã de segunda-feira deve influenciar a abertura dos negócios, mas o principal direcionador continuará sendo o impasse fiscal, o que tem gerado conflitos entre a ala política do governo e a equipe econômica. A Bovespa deve abrir em alta, em linha com os futuros de Nova York, acompanhando o otimismo em torno da recuperação do presidente Donald Trump. Em dia de menor aversão ao risco, o dólar pode operar em queda, enquanto os juros futuros devem apresentar ligeiras oscilações, com viés de baixa. Notícias negativas vindas do front político/fiscal podem deteriorar esse quadro, afastando os mercados brasileiros da tendência majoritária internacional.

Topo