Hoje na Economia – 06/02/2024

Hoje na Economia – 06/02/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, ontem houve surpresa positiva na divulgação do ISM de serviços referente a janeiro, o que reforçou a visão de resiliência da atividade americana no curto prazo. O ISM avançou de 50,5 para 53,4, acima da expectativa mediana dos analistas (52). A surpresa no dado de janeiro foi espalhada entre os principais componentes do índice. Do lado da atividade, o componente de emprego e as novas encomendas subiram em relação a dezembro e surpreenderam para cima, enquanto do lado da inflação o componente de preços pagos avançou 7,3 pontos, para 64.

Nesta madrugada, os dados de atividades divulgados na Europa vieram em direções mistas, enquanto houve piora das expectativas de inflação. As vendas no varejo na Zona do Euro recuaram 1,1% M/M em dezembro, levemente acima do esperado pelos analistas (-1,0% M/M), enquanto as encomendas à indústria tiveram alta de 8,9% M/M em dezembro na Alemanha, superando a projeção mediana de -0,2% M/M. As expectativas de inflação coletadas pelo ECB para os próximos 12 meses vieram em linha com o esperado (3,2%), mas a inflação esperada para 3 anos à frente subiu de 2,4% para 2,5%, acima do esperado (2,2%).

Para hoje, o restante da agenda internacional de dados econômicos deve ficar esvaziada, de modo que ganham espaço os discursos de membros do Fed. Mester, Kashakri e Collins têm falas agendadas.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda nesta manhã foi a divulgação da ata da última reunião do COPOM. A ata, no todo, não trouxe alterações relevantes em termos de sinalização, corroborando a manutenção do ritmo atual de cortes, mas adotou mensagem de cautela quanto à evolução da atividade doméstica, em especial do mercado de trabalho e dos rendimentos reais.

O IGP-DI registrou deflação de -0,27% M/M em janeiro, surpreendendo para baixo a expectativa de -0,10% M/M e levando a variação acumulada em 12 meses a -3,61%. O dado de janeiro teve contribuição dos preços ao produtor, que recuaram -0,59% M/M na esteira da queda de commodities agrícolas, como a soja, e industriais, como o diesel.

As notas de operações de crédito referentes a dezembro, divulgadas pelo Banco Central, mostraram expansão de 7,9% A/A no volume total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) em 2023.

Topo