Hoje na Economia – 06/04/2023

Hoje na Economia – 06/04/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os dados qualitativos de atividade divulgados ontem vieram mais fracos do que o esperado, preocupando os mercados quanto ao ritmo de desaceleração do crescimento. A leitura final do PMI de Serviços de março sofreu revisão baixista em relação à divulgação prévia, de 53,8 para 52,6. O ISM de Serviços também referente a março desacelerou de 55,1 para 51,2, abaixo do esperado pela mediana das projeções de mercado (54,4). A queda no dado de março teve contribuição dos principais componentes ligados à atividade, que voltaram a se aproximar do limiar entre contração e expansão (50). O componente de emprego recuou de 54 para 51,3, enquanto as novas encomendas caíram de 62,6 para 52,2.

Na Alemanha, houve importante surpresa positiva na divulgação da produção industrial de fevereiro, que subiu 2,0% M/M ante expectativa mediana do mercado de 0,1% M/M, puxada pela produção de veículos. Na comparação interanual, a indústria registrou alta de 0,6%.

Na China, os dados de atividade têm corroborado a leitura de dinâmica positiva de crescimento. O PMI de Serviços ficou em 57,8, avançando em território expansionista e excedendo a expectativa do consenso de mercado.

Hoje a agenda tende a ser pouco movimentada. O único destaque foi a divulgação dos pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA, que superaram a expectativa de mercado (228 mil contra 200 mil) e sofreram significativa revisão no dado anterior, de 198 mil para 246 mil.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados segue sem destaques. No front político, os mercados hoje acompanham os discursos do Presidente Lula e do Ministro Fernando Haddad.

Topo