Hoje na Economia – 06/06/2022

Hoje na Economia – 06/06/2022

Economia Internacional
Na sexta-feira, a divulgação do dado de 390 mil vagas de emprego criadas em maio surpreendeu positivamente o mercado, que esperava criação de 318 mil vagas, indicando que o mercado de trabalho norte americano segue forte e aquecido, ao passo que afasta o temor de recessão por parte dos investidores. Além disso, os ganhos salariais vieram abaixo do esperado, com crescimento de 0,3% na margem ante expectativa de alta de 0,4%.
O consolidado dos últimos dados sobre a atividade nos EUA não corrobora a tese de enfraquecimento da economia. Panorama inflacionário segue preocupante, e deve levar o FED a elevar a taxa de juros a pelo menos 3,5% no final do ciclo.
Economia Brasileira
Os dados referentes à produção industrial, divulgados na última sexta-feira (03/06), vieram em linha com o esperado pelo mercado, apresentando queda de 0,5% em abril na comparação interanual e alta de 0,1% ante março. Apesar da menor expectativa com a recuperação da atividade industrial à frente, o número corrobora a projeção da SulAmérica Investimentos de uma aceleração de 0,5% do PIB do 2º trimestre deste ano.
Noticiário segue focado no debate de alternativas pra suavização do impacto inflacionário de reajustes de energia elétrica, combustíveis etc. A opção pela calamidade – que consideramos a mais preocupante uma vez que não tem limite bem definido do montante a ser gasto – perdeu força no debate. No entanto a incerteza segue, e os mercados devem permanecer sensíveis a notícias relacionados ao tema.
Topo