Hoje na Economia – 06/07/2023

Hoje na Economia – 06/07/2023

Economia Internacional

Nos EUA, a minuta referente à última reunião do FOMC, que foi divulgada ontem, não trouxe maiores novidades em relação ao comunicado da decisão e a discursos recentes de membros do Fed. No todo, a minuta manteve o diagnóstico de que a política monetária deve avançar em território restritivo no curto prazo e expôs a avaliação mais hawkish de membros do comitê, ainda que minoritária, quanto aos impactos de crise bancária e ao desempenho recente do mercado imobiliário, que tem mostrado resiliência na margem.

Na Zona do Euro, as vendas no varejo permaneceram estáveis em maio, registrando variação inferior à esperada (0,0% M/M vs. 0,2% M/M). Na Alemanha, as encomendas à indústria cresceram 6,4% M/M em maio, surpreendendo em larga escala a mediana das expectativas de mercado (1,0% M/M).

Hoje a agenda internacional tem como destaques dados de atividade e emprego nos EUA. O ADP de junho mostrou criação de 497 mil vagas no setor privado, que acelerou em relação ao dado anterior (267 mil) e veio acima do esperado pelos analistas (225 mil). A surpresa positiva teve importante contribuição da abertura de vagas no setor de serviços, associado ao consumo e à resiliência da atividade econômica. Os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram ligeiramente acima do esperado (248 mil vs. 245 mil). Ainda serão divulgados o ISM de Serviços de junho, a leitura final do PMI de Serviços e a abertura de postos de trabalho apurada pelo JOLTS em maio. Logan, do Fed, deve discursar.

Economia Nacional

No âmbito local, com a agenda de dados econômicos esvaziada, os mercados seguem atentos ao noticiário associado ao front político, em especial à Reforma Tributária. Ontem foi apresentado, pelo relator Dep. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o parecer substitutivo do projeto, que trouxe mudanças quanto à redução de alíquotas para itens da cesta básica e ao tempo de transição para o regime do IVA (Imposto sobre Valor Agregado). A expectativa é de que o texto seja votado em plenário hoje.

Topo