Hoje na economia – 06/09/2023

Hoje na economia – 06/09/2023

Cenário Internacional

Nos EUA, as encomendas à indústria referentes a julho, que foram divulgadas ontem, recuaram menos do que o esperado pelos analistas (-2,1% M/M vs. -2,5% M/M). O núcleo do índice também surpreendeu para cima, com alta de 0,8% M/M ante 0,1% M/M esperado.

Na Europa, houve a divulgação das vendas no varejo na Zona do Euro, que vieram em linha com o esperado (-0,2% M/M). As encomendas à indústria referentes a julho na Alemanha, por outro lado, tiveram forte surpresa negativa após a alta de 7% no mês anterior. As encomendas industriais caíram 11,7% M/M, abaixo do esperado pelos analistas (-4,3% M/M).

Para hoje, a agenda global de dados econômicos contempla a divulgação de dados de atividade nos EUA. O destaque será o ISM de Serviços referente a agosto, que deve permanecer estável em relação ao dado anterior. Também saem as leituras finais dos PMIs de agosto e dados da balança comercial de julho. O Fed divulga seu livro bege, e Logan e Collins discursam.

Cenário Brasil

O IGP-DI registrou variação de 0,05% M/M em agosto, inferior à esperada pela SulAmérica Investimentos (0,19% M/M) e pela mediana das expectativas de mercado (0,13% M/M), levando a inflação acumulada em 12 meses a -6,91%. A surpresa baixista do dado de agosto foi explicada pelos preços ao produtor, que avançaram menos do que o esperado (0,1% M/M vs. 0,29% M/M), puxados pelas quedas nos preços da carne bovina e do leite in natura. Os preços ao consumidor variaram -0,22% no mês e o INCC subiu 0,17%.

Topo