Hoje na Economia 06/11/2014

Hoje na Economia 06/11/2014

Edição 1152

06/11/2014

Mercados abrem hoje com realização de lucros, após algumas bolsas terem atingido níveis elevados no dia de ontem e com menor expectativa de surpresa positiva em relação à reunião do Banco Central Europeu hoje.

Na Ásia, as bolsas fecharam em sua maioria em queda, com o índice MSCI Ásia Pacífico recuando -0,6%. Houve queda de -0,86% no índice Nikkei225 do Japão, após ele ter chegado ao nível mais alto desde junho de 2008 ontem. A bolsa de Xangai na China subiu 0,27%. O iene está praticamente estável contra o dólar hoje, com valorização de 0,03%, cotado a 114,61.

Na Europa, hoje ocorrem reuniões dos bancos centrais da Zona do Euro e do Reino Unido. O mercado não espera muito do BCE nessa reunião, sendo que ele não deve surpreender tanto os mercados quanto o Banco do Japão fez na semana passada. As bolsas europeias estão em queda no momento, com o índice pan-europeu STOXX600 caindo -0,47%. Há recuos de -0,37% na bolsa de Londres, -0,34% na de Paris e de -0,24% na de Frankfurt. O euro está se valorizando diante do dólar, 0,23%, cotado a 1,2515.

Os futuros das bolsas americanas também têm recuos, de -0,13% no caso do Dow Jones e de -0,20% no caso do S&P500. As bolsas americanas ontem chegaram aos seus níveis recorde, após a vitória do partido republicano nas eleições para o legislativo e dado positivo de crescimento de empregos segundo o ADP. Hoje devem seguir com realização de lucro, com os pedidos semanais de seguro desemprego (o dado mais importante que sai hoje nos EUA) devendo ter pouco impacto sobre as bolsas. O dólar está perdendo valor diante das outras moedas, com o índice Bloomberg de dólar recuando -0,12%. Os juros da Treasury de 10 anos estão em queda, agora a 2,33% a.a..

Os preços de commodities seguem em queda, com notícias ruins vindo da China. O preço do minério de ferro segue caindo, com a China tendo parado certas usinas siderúrgicas devido à poluição. O índice geral de commodities UBS/Bloomberg tem recuo de 0,20% no memomento, com queda em quase todas as commodities. O preço do petróleo também cai, com o tipo WTI recuando 0,31%, cotado a US$ 78,42/barril.

Hoje já saiu no Brasil o IGP-M, que veio acima do esperado (0,59% contra 0,46%). No Brasil, hoje o destaque é a ata do COPOM, que deve explicitar as razões para o início de um novo ciclo de aumento de juros. Os juros futuros devem subir hoje, uma vez que a ata deve conter um tom mais hawkish. A aprovação no Senado do projeto de lei de reindexação retroativa da dívida de estados e municípios deve colocar pressão de alta nos juros longos brasileiros também, uma vez que ameaça o rating da dívida brasileira. A bolsa brasileira deve cair, acompanhando movimento internacional e os preços de commodities. O real deve seguir se desvalorizando diante do dólar.

Topo