Hoje na Economia – 06/11/2023

Hoje na Economia – 06/11/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, o restante dos dados de atividade divulgados na última sexta-feira surpreenderam negativamente e vieram mais fracos do que o esperado. A leitura final do PMI de Serviços referente a outubro veio sensivelmente abaixo do dado preliminar (50,6 vs. 50,9), enquanto o ISM de Serviços recuou de 53,6 para 51,8 em outubro, abaixo do esperado pela expectativa consensual do mercado (53). A surpresa baixista no dado de outubro foi explicada pelo componente de emprego, que caiu de 53,4 para 50,2, ante 53,5 esperado.

No overnight, foram divulgados dados de atividade na Europa. A leitura final do PMI de Serviços de outubro para a Zona do Euro permaneceu em linha com a versão prévia (47,8), enquanto o índice Sentix de confiança do consumidor referente a novembro manteve-se em terreno negativo, mas veio acima do esperado pelos analistas (-18,6 contra -22,4) e do dado anterior (-21,9). Na Alemanha, as encomendas à indústria registraram alta de 0,2% M/M em setembro, excedendo a projeção mediana dos analistas de queda de -1,5% no mês e reduzindo a contração interanual para -4,3%.

Hoje o restante da agenda de dados econômicos deve ser pouco movimentada, tendo como destaques a divulgação da pesquisa de crédito (SLOOS) pelo Fed e discursos de banqueiros centrais, como Holzmann e Nagel, do ECB, e Cook, do Fed.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira não trouxe alterações relevantes em termos de revisões das projeções de inflação, crescimento e juros.

As notas referentes ao Setor Externo, divulgadas nesta manhã pelo Banco Central, mostraram déficit em conta corrente de US$ 1,4 bilhão em setembro, em linha com o esperado pelos analistas. No acumulado em 12 meses, o déficit caiu para US$ 39,8 bilhões, compatível com 1,92% do PIB.

Topo