Hoje na Economia – 07/02/2023

Hoje na Economia – 07/02/2023

Economia Internacional

Na Alemanha, a produção industrial registrou contração de 3,1% M/M em dezembro, surpreendendo negativamente a expectativa mediana do mercado, que apontava para uma queda de 0,8% M/M. O dado de dezembro teve contribuição negativa do setor de construção, que recuou 8,0% M/M na margem, e foi consistente com retração de 3,9% na comparação interanual.

Hoje a agenda internacional conta com as divulgações dos dados de crédito ao consumidor e do saldo da balança comercial, em dezembro, nos EUA. Para os mercados, o destaque deve ser o discurso de Powell, à tarde.

Economia Nacional

No âmbito local, o IGP-DI variou 0,06% M/M em janeiro, abaixo do esperado pela mediana do mercado (0,29% M/M), e desacelerou para 3,01% no acumulado em 12 meses. A surpresa positiva no dado de janeiro derivou do índice de preços ao produtor (IPA), que registrou deflação de 0,19% M/M. O IPA agrícola variou -0,56% M/M, enquanto o IPA industrial caiu 0,04% na margem. Os preços ao consumidor subiram 0,80% M/M, pressionados pelo grupo de Educação, Leitura e Recreação, que avançou 3,28% M/M refletindo o impacto dos reajustes de mensalidades escolares. Os custos da construção civil subiram 0,46% M/M.

A ata do COPOM, divulgada nesta manhã, reforçou os pontos destacados no comunicado associados à incerteza fiscal e ao regime de metas de inflação, mas reconheceu o esforço do governo em reduzir o déficit deste ano por meio do pacote fiscal anunciado pelo Ministério da Fazenda. O aceno acontece em meio ao aumento de temperatura e da turbulência na relação entre o Banco Central e o governo, o que deve atrair a atenção dos mercados nos próximos dias.

Para hoje, o restante da agenda doméstica deve contar com a divulgação dos dados de produção e vendas de veículos da Anfavea em janeiro.

Topo