Hoje na Economia – 07/03/2023

Hoje na Economia – 07/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, as encomendas à indústria, que foram divulgadas ontem, caíram menos do que o esperado em janeiro (-1,6% M/M contra -1,8% M/M). A divulgação final das encomendas de bens duráveis de fevereiro manteve-se em linha com a preliminar no índice cheio (-4,5% M/M), enquanto o núcleo foi revisado ligeiramente, de 0,7% M/M para 0,8% M/M.

Na China, destaque do overnight foi a divulgação do resultado da balança comercial no acumulado do início de 2023, que veio acima do esperado pelas projeções de mercado (US$ 116,88 bilhões vs. US$ 82,5 bilhões) na comparação interanual. As exportações recuaram menos do que o esperado (-6,8% A/A ante -9,0% A/A), enquanto a queda nas importações foi superior à projetada (-10,2% A/A contra -5,5% A/A), indicando enfraquecimento da demanda doméstica na margem.

Na Austrália, o Banco Central australiano (RBA) elevou sua taxa de juros em 25 pb – conforme amplamente esperado pelos mercados – de 3,35% para 3,60%. No comunicado, o RBA sinalizou que a inflação parece ter feito pico e que a continuidade do ciclo de aperto monetário atual depende da evolução dos próximos dados econômicos.

Na Europa, as encomendas à indústria na Alemanha subiram 1,0% M/M em janeiro, acima do esperado pela mediana das projeções de mercado (-0,7% M/M), reduzindo a queda acumulada em 12 meses para -10,9%. As expectativas de inflação medidas pelo Banco Central Europeu (ECB) registraram queda de 5% para 4,9% no prazo de 12 meses à frente e de 3% para 2,5% nos próximos 3 anos.

Para hoje, o destaque da agenda global deve ficar por conta do discurso de Jerome Powell no Congresso, às 12h. Nos EUA, também serão divulgados os dados de crédito ao consumidor em janeiro e o índice Manhein de preços de carros usados.

Economia Nacional

No âmbito local, o IGP-DI registrou variação de 0,04% M/M em fevereiro, em linha com o consenso de mercado. Os preços ao produtor seguiram em trajetória deflacionária, variando -0,04% M/M na margem, puxados pela queda de -0,16% em produtos industriais. A descompressão na taxa de variação dos preços ao consumidor, que saiu de 0,80% para 0,34%, teve contribuição da redução do impacto do Educação, Leitura e Recreação. O INCC-DI também desacelerou, puxado por Mão de Obra. Com isso, a inflação do IGP-DI acumulada nos últimos 12 meses desacelerou para 1,53%.

Hoje o restante da agenda doméstica de dados não possui destaques, enquanto os mercados seguem monitorando o fluxo de notícias associado ao front político.

Topo