Hoje na Economia – 07/03/2024

Hoje na Economia – 07/03/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de emprego divulgados ontem vieram, no todo, em linha com o esperado pelos analistas e não alteraram de forma significativa o panorama de um mercado de trabalho ainda resiliente, mas que apresenta alguns sinais de acomodação. A criação de vagas de emprego no setor privado do ADP foi de 140 mil em fevereiro, ligeiramente abaixo da expectativa consensual do mercado (150 mil), enquanto o JOLTS de janeiro indicou abertura de 8,863 milhões de postos de trabalho, em linha com o esperado pelos analistas e levemente abaixo do observado no mês anterior (8,88 milhões). O discurso de Powell no Congresso, ontem, não trouxe maiores novidades quanto à sinalização dos próximos passos de política monetária. O presidente do Fed reforçou que é provável que o comitê corte a taxa de juros neste ano, mas que ainda deve esperar para obter maior confiança na convergência da inflação à meta de 2%.

Hoje a agenda internacional conta com a divulgação de dados do mercado de trabalho e atividade nos EUA. Saem os pedidos semanais de seguro-desemprego, o Custo Unitário do Trabalho referente ao 4º trimestre e o volume de crédito ao consumidor em janeiro. Powell e Mester, do Fed, discursam. Na Zona do Euro, a expectativa consensual do mercado para a reunião do ECB é de manutenção das taxas referenciais.

 Cenário Brasil

O IGP-DI registrou variação de -0,41% M/M em fevereiro, ligeiramente abaixo do esperado pela projeção mediana dos analistas, de -0,35% M/M. A deflação observada neste mês refletiu o comportamento dos preços ao produtor, que seguiram variando negativamente na esteira da queda de itens agrícolas, com destaque para grãos (soja, farelo de soja e milho), e de bens industriais (minério de ferro). Nos últimos 12 meses, o IGP-DI acumula deflação de -4,04%.

O Resultado Primário do setor público consolidado foi superavitário em R$ 102,1 bilhões em janeiro, conforme divulgado pelo Banco Central nesta manhã. O resultado surpreendeu positivamente a projeção mediana de mercado, que esperava superávit na casa de R$ 96,7 bilhões.

Topo