Hoje na Economia – 07/06/2022

Hoje na Economia – 07/06/2022

Cenário internacional
Na madrugada de ontem foi divulgado o PMI de serviços da China, que surpreendeu negativamente. O dado abaixo do esperado não teve maiores impactos nos mercados, que seguem otimistas com a reabertura e redução das restrições à mobilidade nas principais cidades chinesas.
Hoje, o mercado aguarda a divulgação dos dados de crédito ao consumidor nos EUA.
Cenário Brasil
Os dados do CAGED divulgados ontem mostraram nova criação robusta de postos de trabalhos formais em abril: 197 mil, acima das projeções do mercado, que esperava uma alta próxima de 174 mil vagas. O resultado indica que o mercado de trabalho segue com bom desempenho neste ano, em linha com a expectativa da SulAmérica Investimentos de crescimento de 0.5% no segundo trimestre.
Houve também a divulgação de um Relatório Focus parcial pelo Banco Central, que mostrou piora nas expectativas de inflação para 2022 e 2023 e melhora na projeção do PIB deste ano em relação à última divulgação, feita há mais de um mês.
Destaque do noticiário local é a coletiva de imprensa do Governo Federal no qual um pacote de medidas com o objetivo de reduzir o preço dos combustíveis, e gás de cozinha foi anunciado. Foi proposto zerar as alíquotas de Pis-Cofins sobre gasolina e etanol (o que tem potencial de reduzir a gasolina em R$0.80 na bomba). Além disso, o governo anunciou o envio de uma PEC em que propõe compensar os estados para zerar as alíquotas de ICMS sobre gás de cozinha e diesel. Ainda há incertezas quanto a timming  e viabilidade de implementação das medidas. De qualquer modo, caso implementado (mesmo que parcialmente), o pacote implica em uma deterioração fiscal adicional, que complica o debate do novo pacto fiscal que precisará ser feito a partir de 2023.
Topo