Hoje na Economia 07/07/2015

Hoje na Economia 07/07/2015

Edição 1311

07/07/2015

Mercados europeus operam com fracas oscilações nesta manhã, enquanto se aguarda pelos resultados da reunião entre os líderes da comunidade europeia e o primeiro ministro da Grécia, Alexis Tsipras, que ocorre hoje em Bruxelas.

Investidores acompanham com otimismo cauteloso os entendimentos entre Grécia e seus credores, não descartando o pior cenário configurado na saída da Grécia do euro. Os mercados de ações da região operam em baixa: o índice STOXX600 registra perda de 0,26%, no momento. Londres cai 0,16%; Paris e Frankfurt perdem 0,68% e 0,52%, respectivamente, no momento. O euro recua 0,88% frente à moeda americana, sendo negociado a US$ 1,0960. Na Alemanha, foi divulgada a produção industrial de maio, que ficou estável, na comparação mensal, em linha com as expectativas do mercado.

Nos Estados Unidos, expectativas positivas para o desempenho das bolsas de ações no dia de hoje, enquanto se assiste o desenrolar dos acontecimentos na Europa. O índice futuro do S&P500 opera com alta de 0,45%, no momento. O dólar se valoriza frente às principais moedas. O índice DXY situa-se em 96,895 com alta de 0,61%. O juro pago pelo T-bond de 10 anos encontra-se em 2,251% ao ano.

Na Ásia, mercados de ações operaram entre altos e baixos de olho nos acontecimentos envolvendo a Grécia, bem como na crise que envolve o mercado de ações da China e Hong Kong. O índice MSCI Asia Pacific fechou o dia próximo da estabilidade (-0,06%). Na China, as medidas adotadas pelo governo para dar sustentação ao mercado de ações não funcionaram a contento, não sendo capazes de impedir a continuação do movimento de saída do mercado. O índice Xangai Composto recuou 1,29% na sessão de hoje, enquanto o Hang Seng de Hong Kong perdeu 1,03%, recuando para um nível 20% inferior ao pico atingido em maio passado. No Japão, bolsa de Tókio se recuperou nesta terça-feira, após a forte queda de ontem, com investidores buscando oportunidades em ações baratas. O índice Nikkei fechou com valorização de 1,31%. O dólar é negociado a 122,56 ienes, mantendo-se próximo da cotação média de ontem.

No mercado de petróleo, o produto WTI é negociado a US$ 53,20/barril, com alta de 1,29% no momento, recuperando parte do terreno perdido com a forte queda de ontem. Demais commodities operam no vermelho, com o índice total recuando 0,29%, com destaque para metais básicos -1,65%; agrícolas -0,55%.

Com uma agenda doméstica esvaziada em termos de indicadores, o mercado de juros futuros deve acompanhar o desempenho do dólar e dos juros das Treasuries, que por sua vez, reagirão às noticias sobre os novos lances na crise da Grécia. Para a Bovespa, além da questão grega, os negócios também serão influenciados pela crise que afeta o mercado acionário chinês e suas repercussões sobre o mercado de commodities.

Topo