Hoje na Economia – 07/07/2023

Hoje na Economia – 07/07/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os dados de emprego do JOLTS referentes a maio, que foram divulgados ontem, mostraram abertura de postos de trabalho levemente inferior à esperada pelo consenso de mercado (9,824 milhões vs. 9,885 milhões), compatível com redução de 279 mil vagas em relação ao mês anterior. O ISM de Serviços de junho surpreendeu positivamente a expectativa mediana de mercado e mostrou aceleração à esperada (de 50,3 para 53,9, ante 51,2 esperado). A abertura do dado mostrou composição positiva, com avanço dos componentes de emprego e de novas encomendas. O componente de preços pagos recuou 2,1 pontos, para 54,1. Logan, do Fed de Dallas, manteve o tom hawkish em discurso ontem, reconhecendo o afrouxamento das condições financeiras nos últimos meses e que teria sido adequado uma alta de juros na última reunião do FOMC, em junho.

Na Alemanha, a produção industrial registrou contração de -0,2% M/M em maio, ante expectativa mediana de mercado de estabilidade na margem (0,0% M/M) e expansão de 0,3% M/M no mês anterior. Na comparação interanual, a produção industrial alemã acumula variação de 0,7%.

No Japão, houve relevante surpresa altista na divulgação dos ganhos salariais referentes a maio. Os salários nominais subiram 2,5% A/A, acelerando em relação ao dado anterior (0,8%) e acima do esperado pelos analistas de mercado, que projetavam alta de 1,2%.

Hoje, a agenda internacional teve como destaque a divulgação do payroll de junho, que mostrou desvios em comparação às expectativas de mercado tanto na esfera de criação de vagas quanto de ganhos salariais. Foram criadas 209 mil vagas de emprego no mês, abaixo da mediana de mercado (230 mil) e do dado anterior, revisado de 339 mil para 306 mil. Os ganhos salariais tiveram alta de 0,4% M/M, levemente acima do esperado (0,3%) e compatível com alta interanual de 4,4% – também acima do esperado (4,2%). A taxa de desemprego veio em linha com o esperado (3,6%).

Economia Nacional

No âmbito local, o texto-base da PEC da Reforma Tributária foi aprovado ontem, em 1° e 2° turnos, na Câmara dos Deputados. Após a votação de destaques em 2º turno, o texto será encaminhado para votação no Senado.

O IGP-DI registrou variação de -1,45% M/M em junho, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos (-1,53% M/M) e abaixo da expectativa mediana do mercado (-1,23% M/M), ante -2,33% M/M em maio. Na comparação interanual, o IGP-DI acumula deflação de -7,44%. Os preços ao produtor desaceleraram o ritmo de queda e recuaram -2,13% M/M, refletindo a deflação menos intensa em produtos industriais e itens agrícolas (soja e milho). O IPA acumula queda de -11,21% nos últimos 12 meses. Os preços ao produtor também tiveram variação negativa em junho (-0,10%), a reboque da queda nos preços de alimentos e de automóveis. O INCC avançou 0,71% M/M, puxado por Mão de Obra.

 

Topo