Hoje na Economia – 07/11/2023

Hoje na Economia – 07/11/2023

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados os dados referentes à balança comercial de outubro na China. O saldo da balança comercial veio abaixo do esperado pelo mercado (US$ 56,5 bilhões vs. US$ 82 bilhões), tracionado por uma queda de 6,6% A/A das exportações, superior à esperada pelos analistas (-3,5% A/A). As importações cresceram 3,0% A/A, superando a estimativa mediana de mercado de queda de 5,0% A/A.

Na Europa, houve divulgação da inflação ao produtor referente à Zona do Euro e da produção industrial na Alemanha. Os preços ao produtor registraram alta de 0,5% M/M em setembro, em linha com o esperado. Por outro lado, a produção industrial alemã surpreendeu negativamente ao mostrar retração de 1,4% M/M em setembro, ante -0,1% M/M esperado.

Para hoje, o restante da agenda global contempla a divulgação de dados de crédito ao consumidor e do saldo comercial nos EUA, além dos discursos de diversos membros do Fed. Kashkari, Goolsbee, Barr, Schimid, Waller, Williams e Logan falam ao longo do dia.

 Cenário Brasil

No âmbito local, foi divulgada pelo Banco Central, nesta manhã, a ata referente à última reunião do COPOM. No todo, a ata teve tom lido como neutro, e não trouxe mudanças especialmente significativas em termos de sinalização, na medida em que o comitê reforçou a indicação de que segue considerando o ritmo de 50 pb como adequado para a continuidade do ciclo de flexibilização monetária para as próximas reuniões.

As notas de operações de crédito referentes a setembro, também divulgadas pelo Banco Central nesta manhã, mostraram expansão de 0,8% no volume total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), condizente com variação acumulada em 12 meses de 8,0%. As concessões nominais tiveram alta de 2,3% M/M na série com ajuste sazonal, e a inadimplência entre pessoas físicas caiu de 4,1% para 4,0%.

Topo