Hoje na Economia – 08/02/2024

Hoje na Economia – 08/02/2024

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados os dados de inflação referentes a janeiro na China, que seguiram em terreno deflacionário. A inflação ao consumidor surpreendeu para baixo ao mostrar variação de -0,8% A/A, ante -0,5% A/A esperado e -0,3% A/A no dado anterior, enquanto a inflação ao produtor veio marginalmente acima do esperado (-2,5% A/A vs. -2,6% A/A).

Para hoje, a agenda internacional de dados deverá ser pouco movimentada, tendo como destaque principal a divulgação dos pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA, que devem desacelerar ligeiramente em relação à semana anterior (de 224 mil para 220 mil).

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA de janeiro, que registrou variação superior à esperada pela SulAmérica Investimentos e pelo consenso de mercado (0,42% M/M vs. 0,34% M/M projetado), e desacelerou de 4,62% para 4,51% na comparação interanual. A surpresa altista do headline foi explicada, em maior grau, por itens de higiene pessoal, mas a abertura qualitativa seguiu indicando composição menos benigna na margem, com deterioração adicional dos serviços subjacentes.

Topo