Hoje na Economia – 08/03/2023

Hoje na Economia – 08/03/2023

Economia Internacional

Ontem, os mercados globais reagiram negativamente ao discurso de Powell no Senado norte americano, registrando perdas em bolsas e abertura nas curvas de juros, ao passo que o dólar se apreciou frente a outras moedas. Powell adotou tom mais hawkish do que o esperado ao sinalizar que o FOMC estaria disposto a reacelerar o ritmo de aperto monetário de 25 pb para 50 pb na reunião de março, caso a totalidade dos dados econômicos aponte nesta direção. Powell também afirmou que as surpresas altistas observadas nos dados de atividade, mercado de trabalho e inflação sugerem uma revisão do patamar de taxa terminal de juros, que deve ser superior ao projetado anteriormente.

Na Europa, a divulgação final do PIB da Zona do Euro no 4º trimestre foi revisada marginalmente para baixo na comparação com o mesmo período do ano anterior, mostrando crescimento de 1,8% ante 1,9% na leitura preliminar. Na Alemanha, os dados de atividade referentes a janeiro, que foram divulgados nesta madrugada, mostraram panorama misto. Por um lado, a produção industrial surpreendeu positivamente ao avançar 3,5% M/M, acima do esperado pela mediana das projeções de mercado (1,4% M/M), o que reduziu a contração da indústria alemã na comparação interanual de -3,3% A/A para -1,6% A/A. Por outro, as vendas no varejo caíram 0,3% M/M, ante expectativa de alta de 2,3% M/M.

Hoje a agenda internacional contempla a divulgação de dados de emprego nos EUA, que ganharam especial importância após a fala de Powell ontem. O ADP deve mostrar criação de 200 mil vagas de trabalho no setor privado em fevereiro, enquanto a expectativa para o JOLTS de janeiro é de abertura de 10,54 milhões de vagas de emprego. Os mercados também acompanharão de perto o segundo discurso de Powell no Congresso, que acontece hoje, na Câmara.

Economia Nacional

A agenda de dados será pouco movimentada, contando apenas com a divulgação do fluxo cambial semanal, à tarde. No âmbito local, os investidores seguem monitorando o noticiário político e focados na repercussão do cenário externo.

Topo