Hoje na Economia – 08/03/2024

Hoje na Economia – 08/03/2024

 Cenário Internacional

Ontem, o Banco Central Europeu (ECB) manteve as taxas de juros referenciais estáveis, conforme amplamente esperado pelos analistas. No comunicado, o comitê trouxe revisões baixistas das suas projeções de inflação para 2024 e 2025 e reforçou que segue atento aos potenciais impactos da aceleração dos ganhos salariais. Em entrevista coletiva após a decisão, a presidente Christine Lagarde reconheceu que o ECB poderá fazer uma avaliação mais precisa da trajetória de inflação na reunião de junho, já que terá mais informações do que na reunião de abril.

Nesta madrugada, houve a 2ª divulgação do PIB da Zona do Euro referente ao 4º trimestre de 2023, que não foi revisada e manteve o crescimento de 0,1% A/A. A produção industrial alemã surpreendeu positivamente em janeiro, registrando expansão de 1,0% M/M, acima do esperado pelo mercado (0,6% M/M).

Para hoje, a agenda global conta com a divulgação do payroll de fevereiro. A expectativa mediana do mercado aponta para criação de 200 mil postos de trabalho, o que representaria uma desaceleração em relação ao dado observado em janeiro. É esperado que a taxa de desemprego permaneça em 3,7, enquanto os ganhos salariais devem ter subido 0,2% M/M, compatível com variação interanual de 4,3%.

 Cenário Brasil

No âmbito local, as notas de operações de crédito referentes a janeiro, divulgadas nesta manhã pelo Banco Central mostraram redução de 0,3% M/M no volume total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), condizente com variação acumulada em 12 meses de 7,6%. As concessões nominais tiveram alta de 3,1% M/M na série com ajuste sazonal, e a inadimplência entre pessoas físicas caiu para 5,5%.

Topo