Hoje na Economia – 08/06/2022

Hoje na Economia – 08/06/2022

Cenário Internacional
Na Zona do Euro, o índice Sentix de confiança do investidor de junho subiu em relação ao mês de maio, de -22.6 para -15.8. O dado superou a expectativa dos mercados, que esperavam -21.2, mas ainda sugere persistência dos impactos negativos do conflito na Ucrânia, da inflação elevada e da desaceleração do crescimento chinês sobre a confiança dos investidores na Europa.
Os dados de crédito ao consumidor nos EUA desaceleraram em relação ao número anterior, mas vieram cerca acima das projeções de mercado.
Cenário Brasil
No Brasil, o foco do noticiário continuou sendo o pacote fiscal apresentado pelo Governo Federal com o objetivo de reduzir os preços dos combustíveis, energia etc. Os mercado reagiram negativamente devido, provavelmente, ao receio que mais medidas com impacto fiscal podem ser adotadas no futuro. Nos próximos dias o foco dos economistas será entender a amplitude das medidas, e a viabilidade de implementação.
Como resultado do pacote deve-se observar, nos próximos dias, revisões baixistas das projeções para a inflação deste ano e altistas para 2023.
Topo