Hoje na Economia – 08/09/2022

Hoje na Economia – 08/09/2022

Economia Internacional

Na Zona do Euro, o PIB do 2º trimestre variou 0,8% T/T, acima da última leitura prévia e do esperado pelo mercado (0,6% T/T), a reboque de contribuições positivas de consumo interno e gastos do governo. Na comparação interanual, o PIB europeu acumula alta de 4,1%. Na Alemanha, a produção industrial referente a julho apresentou contração menor que a esperada (-0,3% M/M contra -0,6% M/M estimada).

Hoje a agenda global tende a ser movimentada. Nos EUA, o foco estará sobre o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, e sobre a divulgação dos dados de crédito ao consumidor. Na Zona do Euro, destaque hoje é a reunião de política monetária do ECB, para a qual se espera uma alta de 75 pb nas taxas básicas de juros. No overnight, serão divulgados os dados de inflação ao consumidor e ao produtor na China.

 

Economia Nacional

O IGP-DI de agosto variou -0,55% M/M, em linha com o esperado pela SulAmérica Investimentos (-0,54% M/M) e pelo mercado (-0,53% M/M). Na composição do dado, os preços ao consumidor caíram 0,57% no mês, puxados pela queda de 3,56% no grupo Transportes, enquanto os preços ao produtor arrefeceram 0,63% M/M, na esteira da queda no preço de commodities no mercado internacional.

O IPC-S caiu 0,1% no mês encerrado na primeira semana de setembro, ante expectativa de deflação de 0,38%, e desacelerou em comparação com a queda do mês anterior (0,57%).

Para hoje, a agenda local de dados fica esvaziada, ao passo que o noticiário associado ao front político deve ganhar espaço, repercutindo o impacto do feriado de 7 de setembro nas pesquisas eleitorais..

Topo