Hoje na Economia – 08/12/2023

Hoje na Economia – 08/12/2023

– Cenário Internacional

Mercados internacionais operam de lado, aguardando o dado mais importante do dia e da semana, sobre o mercado de trabalho nos EUA, que sairá às 10:30. A expectativa mediana do mercado é que a criação líquida de vagas tenha subido de 150 mil em outubro para 183 mil em novembro, afetada pelo fim da greve dos trabalhadores da indústria automobilística. A expectativa também é que a taxa de desemprego tenha se mantido estável em 3,9%.

Na China, o politburo teve sua reunião e alterou algumas partes do comunicado em relação à reunião feita em abril. Houve mais ênfase numa política fiscal mais ativa e uma diminuição da vontade de usar política monetária. Alguns analistas leram o comunicado da reunião como aumentando a chance de que a meta de crescimento de 2024 seja definida como 5%, tal qual o ano de 2023..

No Japão foram divulgados dados de salário e de PIB. O salário veio acima do esperado, com crescimento de 1,5% A/A contra expectativa de 1,0% A/A. Por outro lado o PIB do 3º trimestre foi revisto para baixo, de -0,5% T/T para -0,7% T/T. Ao final, o iene se depreciou levemente com esses dados, e com a devolução de parte do movimento do dia anterior.

Além do payroll, hoje nos EUA também será divulgado o dado de confiança do consumidor da Universidade de Michigan. Maior atenção deve ser dada às expectativas de inflação nesse dado, com a expectativa do mercado sendo de recuo, de 4,5% para 4,3% na de prazo de 1 ano e de 3,2% para 3,1% na de prazo de 5 a 10 anos.

– Cenário Brasil

No Brasil hoje saiu o IPC-S da 1ª semana de dezembro. Ele ficou em 0,33%, contra 0,27% do final de novembro. Houve aumento na maioria dos grupos, com destaque para Despesas Diversas, Alimentação, Transportes e Habitação. A agenda do dia não contempla a divulgação de mais dados. Hoje Roberto Campos Neto, presidente do BC, participa de evento no Lide Rio de Janeiro, com discurso pré-gravado, não devendo influenciar os mercados por respeitar as regras do período de silêncio antes do Copom.

Topo