Hoje na Economia – 09/02/2023

Hoje na Economia – 09/02/2023

Economia Internacional

Nos EUA, membros do Fed que discursaram ontem reafirmaram a postura mais dependente dos dados e dos riscos associados à evolução desses, em especial os dados relacionados ao mercado de trabalho.

Na Alemanha, a leitura preliminar da inflação ao consumidor em janeiro veio em linha com a mediana das projeções do mercado, mostrando alta de 1,0% M/M, ante variação de -0,8% M/M no mês anterior. No acumulado em 12 meses, o dado de janeiro é consistente com alta de 8,7%.

Hoje a agenda global segue pouco movimentada, tendo como destaque a divulgação dos pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA, que devem subir de 183 mil para 190 mil na margem. À tarde, membros do ECB devem discursar, e, no overnight, sairão dados de inflação na China.

Economia Nacional

No âmbito local, os principais dados divulgados nesta manhã mostraram surpresas baixistas na inflação e na atividade. O IPCA de janeiro apontou variação de 0,53% M/M, inferior à esperada pela SulAmérica Investimentos (0,58% M/M) e pelo consenso de mercado (0,56% M/M), e desacelerou para 5,77% no acumulado em 12 meses. No todo, a leitura é que o dado de janeiro segue corroborando a visão de continuidade do processo de desinflação e de melhora na composição inflacionária. As vendas no varejo referentes a dezembro vieram mais fracas do que o esperado tanto no conceito restrito (-2,6% M/M vs. -0,8% M/M) quanto no ampliado (0,4% M/M vs. 0,8% M/M), em linha com o prognóstico de desaceleração da atividade no 4º trimestre.

Topo