Hoje na Economia – 09/02/2024

Hoje na Economia – 09/02/2024

Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados os dados de crédito referentes a janeiro na China, que vieram mais fortes do que o esperado. Os novos empréstimos somaram 4,92 trilhões de yuans e subiram em relação a dezembro (1,17 trilhão), além de terem superado a projeção consensual do mercado de 4,5 bilhões de yuans. O financiamento agregado também veio acima do esperado (6,5 trilhões de yuans vs. 5,6 trilhões).

Na Zona do Euro, membros do Banco Central Europeu (ECB) que discursaram no overnight seguem com tom hawkish e corroborando a mensagem de cautela quanto à probabilidade de uma antecipação do início do ciclo de cortes de juros.

Para hoje, com a agenda de dados econômicos esvaziada, os mercados se atentam à divulgação da revisão dos fatores sazonais da série da Inflação ao Consumidor (CPI) nos EUA.

Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados de hoje teve como destaque a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente a dezembro de 2023, que mostrou variação do volume de serviços de 0,3% M/M, inferior à expectativa mediana dos analistas (0,8% M/M) e ao dado observado em novembro (revisado de 0,4% M/M para 0,9% M/M). Na comparação com o mesmo período do mês anterior, o volume de serviços recuou 2,0%. A despeito da surpresa baixista no dado de dezembro, o destaque positivo foi o desempenho dos serviços prestados às famílias, que avançaram 3,5% M/M na margem.

Topo