Hoje na Economia – 09/03/2023

Hoje na Economia – 09/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os dados referentes ao mercado de trabalho divulgados ontem vieram mais fortes do que o esperado pelos analistas. O ADP mostrou criação de 242 mil vagas de emprego no setor privado em fevereiro, acima da mediana das projeções de 200 mil e do dado anterior, que foi revisado de 106 mil para 119 mil. A abertura de postos de trabalho no JOLTS de janeiro desacelerou em relação ao dado anterior (10,82 milhões contra 11,23 milhões, revisado de 11,01 milhões), mas excedeu o consenso de mercado (10,54 milhões). Powell, em discurso no Congresso ontem, manteve a possibilidade de uma reaceleração do ritmo de aperto monetário em aberto, mas adotou tom ligeiramente mais dovish ao alertar que o comitê ainda não tomou nenhuma decisão quanto à reunião de março.

Na China, os dados de inflação referentes a fevereiro, que foram divulgados nesta madrugada, seguiram corroborando a visão de panorama inflacionário comportado após a reabertura. A taxa de inflação ao consumidor foi de -0,5% M/M, inferior ao esperado pelo consenso de mercado (0,8% M/M) e consistente com alta acumulada de 1,0% A/A, também abaixo do esperado (1,9% A/A). O núcleo da inflação ao consumidor desacelerou na margem, de 1,0% A/A para 0,6% A/A. A inflação ao produtor permaneceu em campo deflacionário, registrando variação de -1,4% A/A ante -1,3% esperado.

Hoje a agenda global de dados será pouco movimentada. Nos EUA, saem os pedidos semanais de seguro-desemprego. Barr, do Fed, deve discursar.

Economia Nacional

No âmbito local, a primeira prévia do IGP-M de março mostrou variação de -0,20% M/M, ante -0,23% na mesma leitura do mês anterior. O IPA arrefeceu -0,36% na leitura, puxado pela queda de 0,51% nos preços de produtos industriais. Os preços ao consumidor subiram 0,36%, enquanto o INCC variou -0,02%.

Para hoje, o destaque da agenda doméstica é a divulgação do CAGED de janeiro, que deve mostrar criação de 68 mil vagas formais de trabalho.

Topo