Hoje na Economia – 09/11/2022

Hoje na Economia – 09/11/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o índice de confiança dos pequenos negócios ontem veio em linha com o esperado (91,3 contra 91,4 estimado) e caiu levemente em relação ao dado anterior (92,1). Em relação às eleições de midterms, confirmou-se a expectativa de vitória do Partido Republicano no Congresso, ainda que com margem inferior à esperada. No Senado, a disputa segue bastante acirrada e ainda indefinida.

Na China, o panorama inflacionário segue comportado na margem, e com os dados de inflação apontando arrefecimento. Divulgada no overnight, a inflação ao consumidor em outubro ficou em 2,1% A/A, abaixo da expectativa mediana de mercado (2,4% A/A) e do dado anterior (2,8% A/A). A inflação ao produtor recuou de 0,9% A/A para -1,3% A/A no mês, em linha com o esperado (-1,5% A/A).

Para hoje, a agenda global deve permanecer pouco movimentada, contando apenas com a divulgação dos estoques no atacado nos EUA e com o discurso de Barkin, do Fed.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados de hoje teve como destaque a divulgação das vendas no varejo em setembro, que avançaram acima do esperado tanto no conceito restrito (1,1% M/M ante 0,3% M/M) quanto no ampliado (1,5% M/M ante 0,7% M/M). Na composição do dado, contribuiu positivamente para a surpresa altista a expansão de 1,3% nas vendas em hiper e supermercados, influenciadas pelo impacto dos benefícios fiscais concedidos durante o período eleitoral.

No front político, o noticiário segue focado no debate acerca da estrutura fiscal para 2023.

Topo