Hoje na Economia 09/12/2015

Hoje na Economia 09/12/2015

Edição 1414

09/12/2015

A estabilização no mercado de commodities, após dois dias de quedas nas cotações, alimenta certa recuperação nos preços dos ativos, principalmente nos mercados acionários, em meio a um pano de fundo marcado por temores sobre a economia chinesa ás vésperas do início da alta dos juros americanos. Na China, a alta da inflação ao consumidor – 1,5% em novembro, acelerando de 1,3% em outubro – e moderação da queda das importações sinalizam estabilização da demanda doméstica em reposta aos estímulos adotados pelo banco central. Esse quadro contribui para estancar a queda no mercado de commodities, no dia de hoje.

Na Ásia, mercados fecharam em baixa. O índice MSCI Asia Pacific apurou queda de 0,6% na sessão de hoje. Destaque para a bolsa japonesa, onde o índice Nikkei fechou com perda de 0,98%, com investidores reagindo às quedas dos preços do petróleo e de outras commodities. O dólar é cotado a 122,76 ienes, com ligeira valorização, nesta manhã. Na China, sinais de estabilização da demanda doméstica, refletidos nos indicadores divulgados nos últimos dias, deram certo alento às ações, mas sem muita convicção, levando o índice Xangai Composto a fechar o dia com discreta alta (+0,07%). Em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu 0,46%.

No mercado de ações da Europa, bolsas operam sem um direcional único. Papeis ligados a empresas energéticas e mineradoras buscam se recuperar após as fortes perdas recentes. O índice STOXX600 acusa queda de 0,27%, nesta manhã. Em Londres, o índice FTSE100 cai discretos 0,07%; em Paris o CAC40 registra perda de 0,24%; em Frankfurt o DAX mostra ligeira queda (-0,10%). O euro troca de mãos a US$ 1,0931, com valorização de 0,35% ante a moeda americana.

O índice futuro da principal bolsa de ações dos EUA, o índice S&P 500, registra ligeira queda (-0,05) nesta manhã, não permitindo apostar em recuperação para o mercado acionário americano, após as quedas observadas nos últimos pregões. O dólar recua frente às principais moedas: o índice DXY situa-se em 98,204 pontos, com queda de 0,27%. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos flutua em torno de 2,23% ao ano. Segundo a Bloomberg, investidores atribuem probabilidade de 80% para o Fed começar a subir os juros na reunião do Fomc na próxima semana. Após essa primeira alta, a taxa efetiva do Fed Fund deverá situar em 0,375%, segundo o consenso do mercado.

No mercado de petróleo, o WTI registra alta de 1,7%, sendo cotado a US$ 38,13/barril, recuperando-se após as fortes quedas dos últimos dias. O índice Bloomberg de commodities registra alta de 0,49%, nesta manhã, com metais básicos operando em ligeira alta (0,10%).

Para a Bovespa, a estabilização no mercado de commodities, principalmente do petróleo, pode abrir espaço para alguma recuperação nos preços dos papeis no pregão de hoje. No entanto, a incerteza no campo político deve manter os mercados voláteis, tanto de ações como câmbio e juros. Na agenda doméstica, o IBGE divulga, nesta manhã, o IPCA de novembro, que deve registrar alta de 0,95% segundo as projeções do mercado, acumulando alta de 10,42%, nos últimos doze meses.

Topo