Hoje na Economia – 09/12/2022

Hoje na Economia – 09/12/2022

Economia Internacional

Nos EUA, os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram em linha com o esperado (230 mil) e aumentaram levemente em relação ao dado anterior (225 mil).

Na China, o panorama inflacionário segue comportado e sem surpresas na margem. A inflação ao consumidor variou -0,2% M/M em novembro, em linha com o esperado pelo mercado e consistente com queda na variação acumulada nos últimos 12 meses de 2,1% para 1,6%. A maior contribuição para o dado deste mês foi do grupo de Alimentos, que apresentou deflação de 0,8% M/M. A inflação ao produtor, que também foi divulgada no overnight, caiu 1,3% M/M ante queda esperada de 1,5% M/M.

Para hoje, a agenda global contempla a divulgação da inflação ao produtor de novembro nos EUA, que deve avançar 0,2% M/M tanto no índice-cheio quanto no núcleo, e da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, na leitura prévia de dezembro. Para as expectativas de inflação da pesquisa, a SulAmérica Investimentos espera um número abaixo da mediana do mercado para 5 anos (2,9% contra 3,0%) e 1 ano (4,5% contra 4,9%), refletindo a queda nos preços da gasolina.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados hoje conta com a divulgação da 1ª prévia do IGP-M de dezembro e tem como destaque a divulgação do IPCA de novembro, para o qual a SulAmérica Investimentos espera alta de 0,55% M/M, ligeiramente acima do consenso de mercado (0,54% M/M).

No front político, Lula deve conceder entrevista coletiva, pela manhã, para anunciar os primeiros nomes de ministros do novo governo.

Topo