Hoje na Economia – 10/02/2023

Hoje na Economia – 10/02/2023

Economia Internacional

Na China, os dados de inflação divulgados no overnight seguiram alinhados com as expectativas do mercado na margem. A inflação ao consumidor avançou 2,1% A/A em janeiro, em linha com o esperado e consistente com alta de 0,8% na leitura mensal. No dado de janeiro, houve contribuição altista dos preços de alimentos, que variaram 6,2% A/A, e dos preços não-alimentícios, refletindo os impactos da reabertura econômica e do feriado do Ano Novo Lunar, que impulsionaram a demanda interna no mês. A inflação ao produtor variou -0,8% A/A, abaixo do esperado pela mediana das projeções (-0,5% A/A), na esteira da queda dos preços de commodities. No todo, os dados de inflação, que seguem comportados na margem, corroboram a visão de ampliação do espaço para estímulos monetários à frente.

No Reino Unido, a leitura preliminar do PIB do 4º trimestre mostrou estabilidade na margem, registrando variação igual à esperada pelo consenso de mercado (0,0% T/T). Na comparação interanual, o PIB registrou expansão de 0,4%. A produção industrial cresceu 0,3% M/M em dezembro, superando a expectativa dos analistas de contração de -0,2% M/M.

Em termos de commodities, a Rússia anunciou que pretende cortar sua produção de petróleo em torno de 500 mil barris por dia a partir do próximo mês, levando a aumento das cotações do petróleo, que passou a operar com viés de alta hoje.

Para hoje, a agenda global tem como destaque a divulgação da leitura prévia da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, referente a fevereiro, nos EUA. É esperada ligeira alta na expectativa de inflação de 1 ano, de 3,9% para 4,0%, enquanto a expectativa de 5 anos deve se manter estável em 2,9%. Waller e Harker, do Fed, discursam durante o dia.

Economia Nacional

No âmbito local, o volume de serviços surpreendeu positivamente as expectativas do mercado e avançou 3,1% M/M em dezembro, acima do consenso de 1,3% M/M e compatível com expansão de 6,0% A/A. Destacaram-se na leitura de dezembro os serviços prestados às famílias, que avançaram 2,4% M/M; os serviços de transportes, subiram 2,5% M/M; e o grupo de outros serviços, que registrou alta de 10,3% M/M. A leitura, no todo, é de que a surpresa positiva advinda do setor de serviços deve colocar viés de alta nas projeções de PIB do 4º trimestre.

Hoje, com a agenda de dados esvaziada ao longo do dia, os mercados devem permanecer atentos ao noticiário político.

Topo