Hoje na Economia – 10/03/2021

Hoje na Economia – 10/03/2021

Principais bolsas de ações internacionais abrem os negócios, nesta manhã, com altas moderadas, mas sem grandes motivações. Investidor de olho no comportamento dos Treasuries americanos, visando medir as expectativas de inflação e da recuperação econômica.

No momento, o rendimento do T-note de 10 anos encontra-se em 1,55%, subindo dois pontos base. Ontem foi realizado leilão de T-notes de 3 anos pelo Departamento do Tesouro, que registrou demanda acima da média recente, ajudando a derrubar os juros de longo prazo. O dólar, por sua vez, opera com ligeira alta, segundo o índice DXY que se situa em 92,07 pontos, +0,12%. Nesta quarta-feira, o foco estará na divulgação dos dados sobre a inflação ao consumidor (CPI) dos EUA. Segundo as projeções do mercado, o CPI deve subir 0,4% no mês de fevereiro e 1,7% em bases anuais. O Core CPI sobe 0,2% m/m e 1,4% a/a. Os índices futuros das bolsas de Nova York operam em alta: Dow Jones sobe 0,25%; S&P 500 avança 0,12%; Nasdaq recua 0,17%.

Na Europa, após uma abertura titubeante, as principais bolsas da região vão aos poucos se firmando no campo positivo. Investidores aguardam pelo dado de inflação nos EUA de olho no comportamento dos yields das Treasuries para definir posições. Nesta manhã, o índice pan-europeu de ações STOXX600 opera com alta marginal de 0,09%. Em Londres, o FTSE100 vem em movimento de recuperação, operando em torno da estabilidade, no momento. Em Paris e em Frankfurt, o CAC40 e o DAX sobem 0,60% e 0,22%, respectivamente. O euro é negociado a US$ 1,1897, perdendo 0,4%.

Na Ásia, as bolsas fecharam sem direcional único, de olho nos movimentos dos juros longos americanos. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific encerrou a sessão de hoje com alta de 0,20%. No Japão, o índice Nikkei ficou praticamente estável (+0,03%) em Tóquio. A moeda japonesa, o iene depreciou 0,18%, com o dólar valendo 108,67 ienes. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,47%; o sul-coreano Kospi recuou 0,60% em Seul; em Taiwan, o Taiex registrou ganho de 0,37%. Na China, foram divulgados os números de inflação de fevereiro. O índice de preços ao consumidor (CPI) mostrou deflação de 0,2% nos doze meses findos em fevereiro. O índice de preços ao produtor (PPI) teve alta anual de 1,7% no período, após a alta de 0,3% em janeiro, refletindo a elevação dos preços das commodities. No mercado de ações, o índice Xangai Composto fechou em ligeira baixa de 0,05%.

Os contratos futuros do petróleo operam em alta moderada, nesta manhã, enquanto se aguarda pelo levantamento oficial sobre estoques dos EUA elaborado pelo Departamento de Energia. No momento, o contrato futuro do petróleo tipo WTI para abril é negociado a US$ 64,10/barril, com alta de 0,14%.

Ontem a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a PEC Emergencial, com 341 votos a favor e 121 contra. O presidente da Câmara, Arthur Lira, pretende iniciar a sessão às 10h, com a votação dos destaques e logo em seguida o segundo turno. Mercados devem reagir com alívio com o fim dessa novela. A Bovespa deve abrir em alta e o real recuperar parte do terreno perdido junto ao dólar nos últimos dias. Os juros futuros longos operarão de olho no comportamento dos Treasuries.

Topo