Hoje na Economia – 10/06/2022

Hoje na Economia – 10/06/2022

Cenário Internacional

Ontem, o Banco Central Europeu (ECB) manteve a taxa básica de juros em 0%, mas adotou discurso mais hawkish ao anunciar que deve elevar a taxa de juros em 25 pb na próxima reunião, em junho, e reconhecer que pode recalibrar para cima o ritmo de alta em setembro, o que estressou o mercado de juros dos principais países europeus, e a probabilidade de uma alta de 50 pb em setembro aumentou. Apesar do movimento de abertura de taxas, o Euro depreciou frente ao Dólar ao longo do dia, refletindo os riscos associados à perspectiva de menor crescimento no continente europeu e à incerteza dos próximos passos do ECB.

Hoje, os mercados aguardam a divulgação da inflação ao consumidor nos EUA. Um número acima da expectativa mediana de 0,7% M/M pode acentuar o risco de aperto adicional da política monetária americana, prejudicando os ativos de risco.

Cenário Nacional

AA alta de 0,47% no IPCA de maio surpreendeu positivamente, vindo abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,63%) e pelo mercado (0,60%). Assim, a inflação acumulada nos últimos 12 meses desacelerou para 11,73%, ante 12,13% em abril. Em especial, houve queda nos serviços subjacentes na margem e surpresa positiva em bens industriais. O número diminui o pessimismo, mas não representa ainda uma melhora do panorama inflacionário, tendo em vista que os núcleos seguem pressionados e a difusão se mantém elevada. Para 2022, projetamos um IPCA de 7,6%, incorporando os choques negativos sobre os preços administrados advindos dos projetos de redução tributária.

Hoje, o IBGE divulga os dados de vendas no varejo referentes ao mês de abril. A expectativa mediana do mercado é de avanço de 0,9% M/M no conceito ampliado, reforçando a visão da SulAmérica Investimentos de continuação do crescimento da atividade neste 2º semestre.

No front político, destaque para declaração do ministro Paulo Guedes descartando o aumento salarial do funcionalismo.

Topo