Hoje na Economia – 10/07/2020

Hoje na Economia – 10/07/2020

O dia não se mostra muito favorável aos ativos de risco em geral. As preocupações com nova onda de disseminação do coronavírus nos EUA e em partes da Ásia geram apreensão entre os investidores, colocando em xeque a perspectiva de recuperação da economia global.

As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada, nesta sexta-feira. O índice regional de ações, MSCI Asia Pacific, terminou o pregão de hoje com perda de 1,0%. Na China, o índice Xangai Composto, após acumular alta em seis pregões consecutivos, registrou queda de 1,95%, na sessão de hoje. No Japão, o índice Nikkei recuou 1,06% em Tóquio, enquanto o Hang Seng se desvalorizou 1,84% em Hong Kong. O sul-coreano Kospi cedeu 0,81% em Seul; o Taiex teve perda de 0,98% em Taiwan. No mercado de moedas, a moeda japonesa se valoriza 0,41%, sendo o dólar negociado a 106,76 ienes, no momento.

As bolsas europeias iniciaram os negócios, nesta manhã, operando em baixa com preocupações com os novos avanços da pandemia. Resultados corporativos positivos, acima do esperado pelos analistas, reverteram à tendência, colocando a maioria dos mercados acionários de volta ao campo positivo. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, opera com alta moderada de 0,12%, no momento. Em Londres, o FTSE100 avança 0,24%; o CAC40 tem alta discreta de 0,02%, enquanto o DAX tem valorização de 0,14%. O euro não mostra tendência clara, flutuando em torno do valor de US$ 1,1293.

Os temores de novas medidas de fechamento de economias em diversas regiões dos EUA, por conta do avanço das infecções por coronavírus, levam os índices futuros das bolsas de Nova York para o vermelho, nesta manhã. O futuro do Dow Jones recua 0,70% no momento; S&P perde 0,52%; Nasdaq tem queda de 0,37%. O Treasury de 10 anos remunera a 0,58%, com queda de três pontos base. O índice DXY do dólar, que mede as variações da moeda americana frente a uma cesta de seis moedas fortes, opera com alta discreta de 0,05%, situando-se em 96,74 pontos.

As cotações das commodities recuam de forma generalizada nesta manhã. O índice Geral de Commodity Bloomberg tem queda de 0,30%. No mercado de óleo, o contrato futuro do petróleo tipo WTI, para entrega em agosto, é negociado a US$ 38,88/barril, com queda de 1,87%.

Na agenda doméstica, o IBGE divulga o IPCA de junho. O indicador oficial de inflação deve mostrar alta de 0,30% no mês, voltando ao campo positivo após dois meses de quedas consecutivas, segundo a mediana das projeções do mercado. A Bovespa deve abrir em baixa, acompanhando os futuros de ações das bolsas de Nova York. Taxa de câmbio e juros futuros, principalmente os contratos mais longos, devem abrir pressionados por conta do ambiente global de maior aversão ao risco.

Topo