Hoje na Economia – 10/07/2023

Hoje na Economia – 10/07/2023

Economia Internacional

Na China, os dados de inflação referentes a junho, que foram divulgados no overnight, vieram abaixo do esperado pelos analistas. A inflação ao consumidor recuou -0,2% M/M, levando a variação interanual a 0%, ante expectativa de 0,2% A/A. O núcleo da inflação ao consumidor desacelerou de 0,6% A/A para 0,4% A/A na leitura de junho. A inflação ao produtor acumulou deflação de -5,4% A/A no mês, superior à esperada pela mediana das projeções de mercado (-5,0% A/A). A ausência de pressões inflacionárias na China, em especial no lado da demanda, sugere contínuo desaquecimento da atividade, o que tem elevado a preocupação dos mercados com o crescimento chinês e a necessidade de estímulos adicionais.

Na Zona do Euro, o índice Sentix de confiança do investidor aprofundou-se em campo negativo na divulgação referente a julho. O índice desacelerou de -17 para -22,5, abaixo do esperado pelo mercado (-17,9).

Hoje a agenda internacional de dados econômicos contempla a divulgação dos dados de crédito ao consumidor em maio, nos EUA. Os mercados também acompanham os discursos de diversos membros do Fed. Daly, Mester e Bostic discursam hoje.

Economia Nacional

No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira não trouxe maiores destaques em termos de revisões baixistas adicionais das expectativas de inflação ao longo do horizonte relevante para a política monetária. O consenso para o IPCA deste ano caiu 3 pb, de 4,98% para 4,95%, enquanto a expectativa para o IPCA de 2024 permaneceu em 3,92%. A inflação esperada para 2025 e 2026 manteve-se estável em 3,6% e 3,5%, respectivamente.

O restante da agenda doméstica para hoje deve contar apenas com a divulgação do saldo semanal da balança comercial.

Topo