Hoje na Economia – 11/01/2023

Hoje na Economia – 11/01/2023

Economia Internacional

Nos EUA, a leitura final dos estoques no atacado não sofreu revisões e ficou em linha com as preliminares, registrando alta de 1,0% M/M em novembro e acelerando em relação ao dado anterior (0,6% M/M). Na comparação interanual, os estoques no atacado acumularam alta de 20,9%. O discurso de Powell, ontem, não trouxe novidades relevantes adicionais em termos de sinalização sobre os próximos passos da política monetária.

Hoje a agenda internacional fica esvaziada, sem maiores destaques. No overnight, serão divulgados os dados de inflação na China referentes a dezembro. A inflação ao consumidor deve ter avançado 1,8% A/A, enquanto a expectativa para a inflação ao produtor é de variação de -0,1% A/A.

Economia Nacional

No âmbito local, as vendas no varejo contraíram mais do que o esperado em novembro tanto no conceito restrito (-0,6% M/M vs. -0,3% M/M), quanto no conceito ampliado (-0,6% M/M vs. 0,0% M/M), corroborando a visão de desaceleração da atividade no 4º trimestre de 2022. Na comparação interanual, o varejo restrito avançou 1,5%, enquanto o ampliado desacelerou e registrou contração de 1,4%.

Para hoje, o restante da agenda doméstica permanece esvaziado. Os mercados devem operar sem perder de vista o noticiário associado ao clima político e a expectativa do anúncio de um pacote de novas medidas econômicas pelo Ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Topo