Hoje na Economia – 11/04/2023

Hoje na Economia – 11/04/2023

Economia Internacional

Na China, os dados de atividade e inflação divulgados no overnight vieram melhores do que o esperado, apontando recuperação econômica desprovida de pressões inflacionárias. Os novos empréstimos ficaram em 3,89 trilhões de yuans em março, acima da projeção mediana do mercado (3,30 trilhões), enquanto o financiamento agregado subiu para 5,38 trilhões de yuans, também acima do esperado. A inflação ao consumidor registrou variação de 0,7% A/A em março, ante expectativa de alta superior (1,0% A/A). A inflação ao produtor teve deflação de -2,5% A/A, em linha com o esperado pelos analistas.

Na Zona do Euro, as vendas no varejo contraíram 0,8% M/M em fevereiro, conforme esperado pelo consenso de mercado, levando a queda na comparação interanual a 3%. O índice Sentix de Confiança do Investidor referente a abril manteve-se em campo negativo, mas ficou acima do esperado pelo mercado (-8,7 contra -10,1) e melhorou em relação ao dado anterior (-11,1).

Hoje a agenda de dados tende a ser pouco movimentada, contando apenas com discursos de membros do Fed e do ECB.

Economia Nacional

No âmbito local, os dados de produção e vendas de veículos divulgados ontem pela Anfavea mostraram recuperação em março. A produção de veículos subiu 16,2% M/M sazonalmente ajustado, puxado pela produção de automóveis e veículos comerciais leves, que subiram 16% M/M. Na comparação interanual, a produção de veículos registrou expansão de 20%. As vendas de veículos tiveram alta de 12,4% M/M, ante queda de 3,9% M/M registrada no mês anterior.

O IPCA de março, divulgado nesta manhã, surpreendeu para baixo as expectativas da SulAmérica Investimentos e da mediana de mercado ao registrar variação de 0,71% M/M, compatível com alta acumulada nos últimos 12 meses de 4,65%. O dado de março foi pressionado por preços administrados, mas teve a surpresa positiva concentrada em alimentação no domicílio e bens industriais. No todo, o número teve boa composição qualitativa, indicando desaceleração dos núcleos, em especial de serviços, e corrobora a leitura de continuidade do processo de desinflação.

Topo