Hoje na Economia – 11/08/2023

Hoje na Economia – 11/08/2023

Cenário Internacional

Na China, os dados de crédito referentes a julho, que foram divulgados nesta madrugada, vieram mais fracos do que o esperado pelos mercados. Os novos empréstimos caíram de 3,05 trilhões de yuans para 345,9 bilhões de yuans, ante expectativa de 780 bilhões de yuans. O financiamento agregado recuou de 4,2 trilhões de yuan para 528 bilhões de yuans em julho, abaixo do esperado (1,1 trilhão de yuans).

Hoje a agenda internacional contemplou a divulgação da inflação ao produtor de julho nos EUA, que avançou levemente acima do esperado. Os preços ao produtor subiram 0,3% M/M, ante 0,0% M/M no mês anterior e expectativa mediana de 0,2%. O núcleo da inflação ao produtor registrou variação em linha com a esperada (0,2% M/M), compatível com alta interanual de 2,4%. Ainda será divulgada a leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan para o mês de agosto.

Cenário Brasil

No âmbito local, o IPCA de julho registrou variação de 0,12% M/M, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,07% M/M) e pela expectativa mediana de mercado (0,08% M/M), e avançou para 3,99% na comparação interanual. A despeito da surpresa altista no headline, que foi concentrada em gasolina e automóveis novos, a abertura qualitativa do dado de julho mostrou composição mais construtiva do que a esperada, com os serviços subjacentes surpreendendo para baixo e desaceleração da média dos núcleos. No todo, a abertura positiva do dado de julho tende a corroborar o debate quanto a uma aceleração do ritmo de afrouxamento monetário à frente.

Topo