Hoje na Economia – 11/11/2022

Hoje na Economia – 11/11/2022

Economia Internacional

Nos EUA, a inflação ao consumidor de outubro, que foi divulgada ontem, surpreendeu positivamente ao mostrar alta de 0,4% M/M em outubro, abaixo do esperado pela mediana de mercado (0,6% M/M) e pela SulAmérica Investimentos (0,7% M/M). No núcleo, também houve surpresa para baixo (0,3% M/M ante 0,6% M/M esperado), compatível com alta de 6,3% A/A. No todo, a leitura é de um número positivo, com boa composição qualitativa dada a melhora no núcleo de serviços.

Na Alemanha, a leitura final da inflação ao consumidor referente a outubro veio em linha com o esperado, mostrando alta de 0,9% M/M. O número seguiu pressionado pelos preços de energia, que avançaram 5,3% M/M. Nos últimos 12 meses, a inflação alemã acumulou alta de 10,4%.

No Reino Unido, a bateria de dados divulgada no overnight surpreendeu positivamente, com destaque para a prévia do PIB o 3º trimestre e para a produção industrial de setembro. A leitura preliminar do PIB referente ao 3º trimestre veio em -0,2% T/T, superior ao esperado pela mediana de mercado (-0,5% T/T), chegando a 2,4% na comparação interanual. A produção industrial avançou 0,2% M/M em setembro, ante expectativa de contração de 0,3% na margem.

Para hoje, a agenda global tem como destaque a divulgação da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, nos EUA, com expectativa de estabilidade nas projeções de inflação. Em termos de noticiário, destaque positivo é o relaxamento de medidas de restrição pela Covid-19 em cidades chinesas. Esse anúncio foi bem recebido pelos mercados.

Economia Nacional

No âmbito local, a atenção dos mercados segue sobre a incerteza do panorama fiscal para o próximo ano. Ontem os mercados reagiram negativamente à percepção de aumento do risco fiscal, com forte abertura de juros, e queda na Bolsa.

Hoje, destaque da agenda foi a divulgação do volume de serviços de setembro, que avançou 0,9% M/M, superando a estimativa de mercado (0,3% M/M), o que levou a expansão interanual para 9,7%. No todo, a surpresa positiva segue corroborando resiliência da atividade acima do esperado.

Topo