Hoje na Economia – 11/12/2023

Hoje na Economia – 11/12/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de emprego e inflação que foram divulgados na última sexta-feira mostraram surpresas em direções mistas. O payroll referente a novembro veio acima do esperado pelos analistas ao indicar criação de 199 mil vagas no mês, ante projeção mediana do mercado de 185 mil. A taxa de desemprego caiu de 3,9% para 3,7%, surpreendendo a expectativa consensual do mercado de estabilidade no patamar observado no mês anterior. Os ganhos salariais registraram alta de 0,4% M/M em novembro, acima do ritmo esperado e do dado anterior (0,2% M/M), mas desaceleraram em termos anualizados. A leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a dezembro trouxe queda das expectativas de inflação de curto e longo prazos. A inflação esperada para os próximos 12 meses recuou de 4,5% para 3,1%, surpreendendo para baixo a estimativa mediana dos analistas de queda para 4,3%, enquanto a inflação esperada para 5 a 10 anos à frente caiu de 3,2% para 2,8%, ante 3,1% esperado.

Na China, os dados de inflação referentes a novembro seguiram surpreendendo para baixo, refletindo a ausência de pressões sobre o nível de preços tanto do lado da demanda quanto da oferta. A inflação ao consumidor registrou variação de -0,5% A/A neste mês, abaixo do esperado pela expectativa mediana dos analistas (-0,2% A/A), enquanto a inflação ao produtor acumulou deflação interanual de -3,0%, ante -2,8% esperado.

Hoje a agenda global de dados deve ser pouco movimentada, tendo como destaque apenas a divulgação das expectativas de inflação para os próximos 12 meses coletadas pelo Fed de NY, nos EUA, de modo que os mercados seguem em compasso de espera para a agenda da semana, que contempla a divulgação de dados de atividade e inflação e decisões de política monetária.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira não trouxe alterações relevantes em termos de revisões das projeções de inflação. O IPCA esperado para o final deste ano caiu 3 pb, de 4,54% para 4,51%, enquanto a expectativa para a inflação de 2024 subiu marginalmente, de 3,92% para 3,93%. Quanto a crescimento, a variação esperada para o PIB deste ano foi revisada para cima, de 2,84% para 2,92%, incorporando o impacto da surpresa altista observada na divulgação do PIB do 3º trimestre.

O restante da agenda de hoje não possui maiores destaques.

Topo