Hoje na Economia – 12/01/2023

Hoje na Economia – 12/01/2023

Economia Internacional

Divulgados no overnight, os dados de inflação na China referentes a dezembro mantiveram-se comportados e consistentes com panorama inflacionário sem pressões. A inflação ao consumidor ficou em linha com o esperado, mostrando variação de 1,8% A/A puxada pela alta de 4,8% nos preços de alimentos. A inflação ao produtor arrefeceu 0,7% na comparação interanual, abaixo da mediana das projeções, que apontava para deflação de 0,1% na margem.

Hoje o destaque da agenda global é a divulgação da inflação ao consumidor de dezembro nos EUA. A expectativa da SulAmérica Investimentos é de variação de -0,17% M/M para o índice cheio, ligeiramente inferior à mediana das projeções de -0,1% M/M. Para o núcleo, esperamos avanço de 0,21% M/M ante 0,3% M/M do consenso de mercado. Também sairão os pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA. Bullard, Harker e Barkin, do Fed, devem falar ao longo do dia.

Economia Nacional

No âmbito local, o volume de serviços registrou variação inferior à esperada pelos analistas em novembro (0,0% M/M contra 0,2% M/M), permanecendo estável na margem. Na comparação interanual, a expansão desacelerou de 9,7% para 6,3%. Notícia negativa no dado de novembro foi a queda de 0,8% M/M nos serviços prestados às famílias.

Para hoje, o restante da agenda doméstica de dados fica esvaziada, na medida em que o foco dos mercados deve permanecer sobre o noticiário político. O Ministro Fernando Haddad deve anunciar o pacote com as primeiras medidas econômicas do novo governo nesta tarde. Mercados também monitoram a repercussão do fato relevante divulgado ontem pela Americanas (AMER3), informando quanto a inconsistências contábeis relevantes.

Topo