Hoje na Economia – 12/01/2024

Hoje na Economia – 12/01/2024

Cenário Internacional

Nos EUA, a inflação ao consumidor registrou variação de 0,3% M/M em dezembro, superando a expectativa mediana do mercado (0,2% M/M) e encerrando o ano de 2023 com alta acumulada de 3,4%. A surpresa altista no índice cheio foi explicada, em maior grau, pela alta acima do esperado dos serviços ligados à energia. O núcleo que exclui os preços de energia e alimentos veio em linha com o esperado (0,3% M/M) e consistente com variação de 3,9% no ano. Os núcleos de serviços surpreenderam ligeiramente para baixo, mas permaneceram em patamar resiliente. Os pedidos semanais de seguro-desemprego, também divulgados ontem, vieram abaixo do esperado (202 mil vs. 210 mil). Mester, do Fed, afirmou em discurso ontem que considera antecipada a precificação de mercado de início do ciclo de afrouxamento monetário em março deste ano.

Na China, houve divulgação de dados de inflação e setor externo nesta madrugada. A inflação ao consumidor registrou deflação de -0,3% A/A em dezembro, ante -0,4% A/A esperado, enquanto a inflação ao produtor teve variação de -2,70% A/A, abaixo da expectativa consensual de -2,6%. O saldo da balança comercial em dezembro foi superavitário em US$ 75,34 bilhões – acima do esperado pelos analistas (US$ 74,95 bilhões) – e puxado pela alta de 2,3% das exportações.

Para hoje, a agenda global contempla a divulgação dos dados de inflação ao produtor nos EUA, além do discurso de Kashkari, do Fed. É esperado que os preços ao produtor tenham avançado 0,1% M/M em dezembro, o que levaria a alta interanual para 1,3%, enquanto o núcleo deve ter registrado alta de 0,2% no mês. Os mercados internacionais também monitoram a repercussão do noticiário geopolítico associado aos conflitos no Oriente Médio.

Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados de hoje não possui destaques.

Topo