Hoje na Economia 12/02/2014

Hoje na Economia 12/02/2014

Edição 970

12/02/2014

Mercados internacionais seguem com otimismo no dia de hoje, reagindo a notícias positivas nos EUA (discurso de Yellen ontem, aprovação do limite da dívida pública nos EUA) e na China (dados de comércio exterior melhores que o esperado).

Na Ásia as bolsas fecharam em alta. O índice MSCI Ásia Pacífico subiu 1,1%, com a bolsa de Xangai subindo 0,3% e o índice Nikkei225 de Tóquio subindo 0,56%. O iene está se apreciando hoje, 0,22%, cotado a 102,40 contra o dólar. Hoje foram divulgados dados de comércio exterior na China, com variações das exportações muito acima do esperado (10,6% A/A contra expectativa de 0,1% A/A) e das importações também (10,0% A/A contra expectativa de 4,0% A/A). Por um lado isso pode significar um crescimento maior na China, por outro esse dado renovou suspeitas de que os dados econômicos chineses podem estar sendo "maquiados", uma vez que seus parceiros comerciais não mostraram resultados tão significativos.

Na Europa as bolsas também operam em alta, seguindo essas notícias positivas dos EUA e da China, com o índice pan-europeu STOXX600 subindo 0,68%. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt sobem 0,35%, 0,62% e 0,93%, respectivamente. O euro está estávelr diante do dólar, 0,00%, cotado a 1,3639. Hoje foi divulgada a produção industrial da Zona do Euro de dezembro, que ficou mais baixa que o esperado (-0,7% M/M contra projeção de -0,3% M/M).

Nos Estados Unidos, os índices futuros das bolsas apontam para alta, de +0,17% para o Dow Jones e +0,16% para o S&P. Janet Yellen fez um discurso "dovish" ontem, dizendo que ainda há outros indicadores do mercado de trabalho americano que não melhoraram tanto quanto a taxa de desemprego e que o mercado de trabalho ainda está fraco, indicando que deve demorar mais tempo até as taxas de juros serem elevadas pelo Fed. Ao mesmo tempo, ela indicou que o cenário atual é condizente com continuidade de redução de estímulos (tapering), mas que deve aguardar a divulgação dos dados de mercado de trabalho de março para fazer uma análise completa. Ontem também o congresso americano aprovou o aumento no teto da dívida, que deve ser suficiente até março de 2015. O dólar está perdendo valor diante das principais moedas, com o índice DXY caindo 0,16%. A treasury de 10 anos está em alta, com yield de 2,741% a.a..

O mercado de commodities está com preços em alta de forma geral, devido aos dados chineses, com o índice UBS/Bloomberg subindo 0,36%. O preço do petróleo tipo WTI está subindo 0,65%, cotado a US$ 100,59 o barril.

O Ibovespa hoje deve ter nova alta, devido aos dados chineses, à diminuição de aversão ao risco no mundo e manutenção de liquidez nos mercados financeiros. O real deve se valorizar hoje, enquanto os juros futuros podem ter mais um dia de queda nos seus vencimentos.

Topo