Hoje na Economia – 12/03/2024

Hoje na Economia – 12/03/2024

Cenário Internacional

Nesta madrugada, houve divulgação da leitura final de inflação ao consumidor na Alemanha, que veio em linha com a preliminar. No Reino Unido, os dados de emprego de janeiro mostraram algum enfraquecimento tanto na taxa de desemprego, que subiu de 3,8% para 3,9%, quanto nos salários, que avançaram menos do que o esperado (6,1% A/A vs. 6,2%).

Nos EUA, o índice NFIB de confiança dos pequenos negócios relativo a fevereiro caiu de 89,9 para 89,4, ante expectativa de alta para 90,5.

Para hoje, o destaque da agenda internacional foi a divulgação dos dados de inflação ao consumidor referentes a fevereiro nos EUA. O índice de preços registrou alta de 0,4% M/M, em linha com o esperado pelo mercado, e acelerou marginalmente para 3,2% na comparação interanual. O núcleo que exclui preços de energia e alimentos veio acima do esperado (0,4% M/M vs. 0,3% M/M), e consistente com alta acumulada nos últimos 12 meses de 3,8%.

Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA de fevereiro, que registrou variação de 0,83% M/M, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos e pela mediana de mercado (0,79% M/M) e compatível com variação acumulada em 12 meses de 4,50%. A surpresa altista do índice cheio foi explicada, em maior parte, por alimentação no domicílio e pela alta acima do esperado no etanol. Em termos da composição qualitativa, houve surpresa baixista nos serviços subjacentes, que avançaram 0,44% no mês, levemente abaixo da nossa projeção de 0,49%. A despeito da surpresa, que foi concentrada em itens não-recorrentes associados à recreação, mantemos nossa visão de continuidade de patamar elevado de serviços.

O Relatório Focus, divulgado nesta manhã pelo Banco Central, não trouxe revisões relevantes das projeções medianas de mercado para inflação, juros e crescimento.

Topo