Hoje na Economia – 12/04/2023

Hoje na Economia – 12/04/2023

Economia Internacional

Nos EUA, membros do Fed que discursaram ontem divergiram quanto ao tom da avaliação do cenário inflacionário e de atividade. Harker e Williams mantiveram o tom mais hawkish ao sinalizarem preferência por um aperto adicional na próxima reunião do FOMC, bem como Kashkari, que afirmou que discorda da precificação antecipada de cortes de juros e de trajetórias de inflação mais otimistas. Goolsbee, por outro lado, adotou tom mais dovish e pregou cautela em relação à abordagem dos riscos associados ao sistema bancário e à necessidade de apertos de juros mais agressivos.

Destaque da agenda internacional hoje, a inflação ao consumidor nos EUA variou 0,05% M/M em março, abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,13% M/M) e pelo consenso de mercado (0,20% M/M), desacelerando para 5,0% no acumulado em 12 meses. O núcleo que exclui preços de alimentos e energia também veio abaixo do esperado pelo mercado (0,38% M/M vs. 0,44% M/M) e do dado anterior (0,45% M/M), puxado por uma desaceleração no núcleo de serviços, o que tende a ser lido positivamente pelos mercados. Na comparação interanual, o núcleo de inflação acumulou alta de 5,6%.

Hoje a agenda global ainda reserva a divulgação da ata da última reunião do FOMC e discursos de membros do Fed. Barkin e Daly devem falar.

Economia Nacional

No âmbito local, as vendas no varejo avançaram 3,8% M/M no conceito restrito em janeiro, acima do esperado pela mediana do mercado (3,4% M/M) e do dado anterior (-2,8% M/M), levando a variação da comparação interanual a 2,6%. A surpresa positiva no dado de janeiro teve como destaques os grupos de Tecidos, vestuário e calçados, que subiram 27,9% M/M; Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que subiram 7,4% M/M; e Super e hipermercados, que tiveram alta de 2,2% M/M. No conceito ampliado, as vendas em janeiro registraram alta de 0,2% M/M, abaixo do consenso de mercado de 0,6% M/M, refletindo a queda de 0,2% M/M nas vendas de veículos e motos, partes e peças.

A 1ª prévia do IGP-M de abril variou -0,90%, ante -0,20% na mesma leitura do mês anterior. Os preços ao produtor registraram deflação de -1,40%, puxados por uma aceleração na queda dos preços de bens industriais. Os preços ao consumidor tiveram variação de 0,51%, enquanto o INCC subiu 0,3%.

Para hoje, o restante da agenda doméstica conta apenas com a divulgação do fluxo cambial semanal.

Topo