Hoje na Economia – 12/05/2023

Hoje na Economia – 12/05/2023

Economia Internacional

No Reino Unido, a divulgação prévia do PIB referente ao 1º trimestre mostrou ligeira variação positiva (0,1% T/T), em linha com o esperado pelos mercados e consistente com crescimento de 0,2% na comparação interanual. Na margem, por outro lado, o PIB teve queda de 0,3% M/M em março, puxada por uma retração de 0,5% M/M no setor de serviços. A produção industrial surpreendeu positivamente em março, avançando 0,7% M/M ante 0,1% M/M esperada, o que reduziu a contração interanual de -3,1% A/A para -2,0% A/A.

Os discursos de membros de bancos centrais desenvolvidos seguem com tom mais hawkish na margem. Nagel, do ECB, e Bowman, do Fed, reconheceram que os ciclos de aperto monetário podem se estender caso as pressões inflacionárias se mostrem mais persistentes do que o esperado.

Hoje a agenda internacional tende a ser pouco movimentada, contando apenas com dados de inflação nos EUA. Serão divulgados os preços de importação referentes abril e a leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan para o mês de maio, que deve mostrar queda das expectativas de inflação tanto de 1 ano (de 4,6% para 4,4%) quanto de 5 a 10 anos (de 3,0% para 2,9%).

Economia Nacional

No âmbito local, o IPCA registrou variação de 0.61% M/M em abril, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos (0.57% M/M) e do consenso de mercado (0.55% M/M), e compatível com alta acumulada de 4,18% nos últimos 12 meses. A surpresa altista no dado de abril derivou, em maior parte, da aceleração superior à esperada nos preços de Alimentação, que subiram 0.71% M/M ante 0.04% M/M no mês anterior. A abertura qualitativa do número mostrou composição relativamente mais negativa, na medida em que houve avanço mais forte do que o esperado dos núcleos associados ao setor de serviços. No todo, o dado segue corroborando a visão de um processo de desinflação com volatilidade e ruidoso.

Topo