Hoje na Economia – 12/06/2020

Hoje na Economia – 12/06/2020

Mercados buscam se recuperar das pesadas perdas ocorridas no pregão de ontem, motivadas por temores gerados por uma possível segunda onda de infecções por coronavírus em países que estão reabrindo suas economias, reforçando as previsões pessimistas sobre a recuperação da economia global divulgadas recentemente.

Na Ásia, as bolsas locais acompanharam o movimento de baixa de Wall Street de ontem, fechando majoritariamente em queda. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific terminou o dia com recuo de 1,20%. O índice acionário japonês Nikkei caiu 0,75% em Tóquio, no pregão de hoje. Na China, o índice Xangai Composto apresentou perda marginal de 0,04%; enquanto o Hang Seng recuou 0,73% em Hong Kong. Na Coreia do Sul, o Kospi teve expressiva queda de 2,04% em Seul; o Taiex se desvalorizou 0,92% em Taiwan. No mercado de moeda, o dólar é negociado a 107,46 ienes, contra 106,82 ienes de ontem à tarde.

Na Europa, após uma abertura em baixa, mercados se recuperaram e voltaram a operar no azul, em que pese às preocupações sobre o ritmo de recuperação da economia global após o choque de coronavírus, espelhadas nas previsões pessimistas divulgadas pela OCDE e Banco Mundial. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, registra alta de 1,30%, no momento. Em Londres, o FTSE100 sobe 1,34%; em Paris, o CAC40 avança 1,95%; o DAX se valoriza 1,37% em Frankfurt. O euro é negociado a US$ 1,1313, se valorizando 0,12% nesta manhã.

Os índices futuros das bolsas de Nova York operam em alta significativa e os juros das Treasuries também sobem, nesta manhã, sugerindo que os mercados acionários americanos poderão se recuperar das fortes perdas de ontem, resultante de temores de que os EUA estejam vivendo uma segunda onda de infecções de coronavírus. Neste momento, o futuro do Dow Jones sobe 2,27%; do S&P 500 registra alta de 1,83%; Nasdaq tem ganho de 1,61%. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos sobe 5,6%, situando-se em 0,7067% ao ano. O índice DXY do dólar opera em baixa nesta manhã, revertendo partes dos ganhos de ontem. O índice DXY recua 0,14% no momento, situando-se em 96,60 pontos.

Os contratos futuros do petróleo abriram em queda, mas voltaram a operar em alta, acompanhando os avanços dos mercados acionários europeus e dos índices futuros das bolsas de Nova York. No momento, o contrato futuro do petróleo tipo WTI para julho é negociado a US$ 36,68/barril, com alta de 0,94%.

A Bovespa deve ter uma abertura difícil no pregão de hoje, na volta do feriado. Deve buscar absorver as fortes quedas da bolsa americana no dia de ontem em meio à aversão ao risco causada por uma eventual segunda onda de infecções nos EUA. A taxa a de câmbio deve abrir pressionada, enquanto os vencimentos mais longos da curva de juros futuros devem subir acompanhando a alta das Treasuries.

Topo