Hoje na Economia – 12/07/2023

Hoje na Economia – 12/07/2023

Economia Internacional

A agenda internacional, hoje, teve como principal destaque a divulgação da inflação ao consumidor referente a junho nos EUA. O CPI (Consumer Price Index) variou 0,2% M/M, abaixo do esperado pela mediana das projeções de mercado e compatível com inflação acumulada nos últimos 12 meses de 3,0%. O núcleo de inflação também registrou alta de 0,2% M/M, surpreendendo para baixo a expectativa dos analistas de alta de 0,3% M/M. Na comparação interanual, o núcleo acumulou variação de 4,8%, desacelerando em relação ao mês anterior (5,3%). Além da surpresa baixista no headline, a abertura qualitativa também mostrou composição positiva, explicada pela desaceleração, em especial, do núcleo de serviços que exclui preços de habitação.

A agenda de hoje ainda conta com discursos de diversos membros do Fed ao longo do dia. Kashkari, Bostic, Barkin e Mester devem falar hoje. O Banco Central do Canadá (BoC) se reúne em decisão de política monetária, para a qual o mercado espera nova alta de de juros de 25 pb.

Economia Nacional

No âmbito local, o volume de serviços registrou avanço de 0,9% M/M em maio, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,5% M/M) e pelo consenso de mercado (0,4% M/M), e condizente com expansão interanual de 4,7%. Entre as aberturas por atividade, destacaram-se positivamente os serviços prestados às famílias, que subiram 1,0% M/M na margem, e os serviços de transportes, que tiveram alta de 2,2% M/M ante queda de -4,8% no mês anterior.

 

Topo