Hoje na Economia – 12/08/2020

Hoje na Economia – 12/08/2020

Os mercados, nesta manhã de quarta-feira, não apresentam um direcional único. Operam entre altos e baixos em meio às dúvidas sobre a aprovação do novo pacote fiscal nos EUA, que permanece sem definição, e notícias sobre avanços de vacinas contra o coronavírus.

Na Ásia, bolsas fecharam sem direção única. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific fechou o dia com alta moderada de 0,21%. No Japão, o índice Nikkei apurou ganho de 0,41% em Tóquio, enquanto o Hang Seng avançou 1,42% em Hong Kong; o sul-coreano Kospi manteve a tendência de alta dos últimos dias, fechando com ganho de 0,57% em Seul. Na China, o índice Xangai Composto caiu 0,63%; enquanto em Taiwan, o Taiex fechou a sessão de hoje com queda de 0,86%. No mercado de moedas, o dólar é negociado a 106,78 ienes contra 106,54 ienes de ontem à tarde.

Na Europa, após uma fraca abertura, prevalecendo preocupações com a disseminação da coronavírus, bolsas passaram a operar em alta moderada após divulgação de dados econômicos. No Reino Unido, o PIB sofreu contração de 20,4% no segundo trimestre ante o primeiro, melhor do que o mercado previa, mas a pior performance da região no período. A produção industrial da zona do euro cresceu 9,1% em junho ante maio, reforçando o cenário de recuperação dos efeitos da pandemia de coronavírus. Neste momento, o índice intercontinental de ações, STOXX600, registra ganho de 0,30%. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,84%; o CAC40 avança 0,27% em Paris; em Frankfurt, o DAX opera com queda discreta de 0,11%. O euro se valoriza 0,21% diante do dólar, cotado a US$ 1,1765.

Após o fechamento no vermelho no pregão de ontem, os índices futuros das bolsas de Nova York apontam para uma abertura em alta, nesta manhã. Persiste o impasse entre republicanos e democratas sobre um novo pacote fiscal nos EUA, necessário para assegurar o atual ritmo de retomada da economia. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos sobe dois pontos base para 0,67% ao ano. O índice DXY do dólar situa-se em 93,65 pontos, com ligeira queda de 0,07%. No mercado futuro de ações, o índice Dow Jones opera com alta de 0,96%; S&P 500 sobe 0,82%; Nasdaq se valoriza 0,89%.

Os contratos futuros de petróleo operam em alta, nesta manhã, motivados pela queda nos estoques americanos reportado pela American Petroleum Institute (API) ontem. No momento, o contrato futuro do petróleo tipo WTI para setembro é negociado a US$ 42,21/barril com alta de 1,44%.

Apesar do ambiente externo favorável aos ativos de risco de forma geral, deve prevalecer a cautela no mercado doméstico. Investidores devem acompanhar a crise no Ministério da Economia submetido a forte pressão pela ala desenvolvimentista do governo para flexibilizar o regime fiscal. A falta de um apoio político mais firme do presidente tem abalada a convicção da equipe econômica, que vê enfraquecida sua expectativa de sustentar uma linha liberal na condução da política econômica. A turbulência política deve empurrar os investidores para a defensiva. A Bovespa deve abrir em queda; o dólar subir ante o real, acompanhado de alta nos vértices longos na curva de juros futuros.

Topo