Hoje na Economia – 12/09/2023

Hoje na Economia – 12/09/2023

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, houve a divulgação de dados de atividade na Europa. O índice Zew de expectativas econômicas referente ao mês de setembro para a Zona do Euro caiu de -5,5 para 8,9, enquanto o índice na Alemanha surpreendeu positivamente (-11,4 vs. -15), ante -12,3 no mês anterior. No Reino Unido, os dados de emprego de julho mostraram leve aumento da taxa de desemprego, de 4,2% para 4,3%, em linha com a expectativa dos analistas. Os ganhos salariais, em contrapartida, permaneceram pressionados neste mês, avançando 8,5% A/A contra 8,2% A/A esperado.

Hoje a agenda global de dados econômicos deve ser pouco movimentada, tendo como único destaque a divulgação do índice NFIB de confiança dos pequenos negócios de agosto nos EUA, que veio em linha com o esperado (91,3 vs. 91,5).

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA referente a agosto, que registrou variação de 0,23% M/M, abaixo da expectativa mediana do mercado (0,28% M/M) e da SulAmérica Investimentos (0,27% M/M), e compatível com alta interanual de 4,61%. A surpresa baixista foi explicada em maior grau pelos preços livres, com destaque para o grupo Alimentação no Domicílio, que teve deflação de -1,26% M/M neste mês. Quanto à composição qualitativa, o dado de agosto mostrou aberturas mais benignas do que o esperado pelo consenso de mercado, em linha com nossas projeções. Os serviços subjacentes surpreenderam para baixo, desacelerando para 0,14% M/M nesta leitura. No todo, a leitura é de que o dado corrobora a visão da SulAmérica Investimentos quanto à aceleração do ritmo de cortes de juros ainda neste ano.

Topo