Hoje na Economia – 12/09/2024

Hoje na Economia – 12/09/2024

Cenário Internacional

Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (ECB) cortou as taxas referenciais de juros em 25 pb na reunião de hoje, conforme amplamente esperado pelos mercados. No comunicado, o comitê sinalizou que deve manter a postura de dependência dos dados e que não se comprometerá com a indicação dos próximos passos de política monetária.

Nos EUA, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação da inflação ao produtor de agosto, que veio acima do esperado pelo consenso de mercado (0,2% M/M vs. 0,1% M/M). O núcleo também mais forte do que o esperado (0,3% M/M vs. 0,2% M/M), e permaneceu estável em 2,4% em termos anualizados. Também houve divulgação dos pedidos semanais de seguro-desemprego, que somaram 230 mil ante 227 mil esperados.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de hoje teve com destaque a divulgação da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente a julho, que veio em linha com o esperado. O varejo restrito registrou variação de 0,6% M/M, ante 0,5% M/M esperado. Na comparação interanual, o setor varejista avançou 4,4%. O varejo ampliado, por outro lado, superou a expectativa mediana do mercado de -0,5% M/M e subiu 0,1% na margem, puxado pela alta de 2,1% nas vendas de material de construção. No acumulado dos últimos 12 meses, o varejo ampliado teve expansão de 7,2%.

Topo