Hoje na Economia – 12/12/2023

Hoje na Economia – 12/12/2023

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados dados de atividade na Europa. O índice Zew de expectativas econômicas da Zona do Euro referente a dezembro veio em 23, acima do esperado pelos analistas e do dado anterior (13,8). Na Alemanha, o Zew também surpreendeu positivamente a estimativa mediana dos analistas e subiu de 9,8 para 12,8. No Reino Unido, foram divulgados dados de emprego mais construtivos para o cenário de desinflação, na medida em que os ganhos salariais referentes a outubro vieram mais fracos do que o esperado (7,2% A/A vs. 7,7% A/A).

Para hoje, o restante da agenda global conta com dados de atividade e inflação nos EUA. O índice NFIB de confiança dos pequenos negócios permaneceu relativamente estável em novembro (90,6), e os mercados se atentam à divulgação do dado de inflação ao consumidor referente ao mês de novembro, para a qual os analistas esperam variação próxima a 0,1% M/M no índice cheio e 0,3% do núcleo.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação do IPCA de novembro, que registrou variação de 0,28% M/M, em linha com a expectativa da SulAmérica Investimentos e do consenso de mercado (0,29% M/M), e compatível com alta interanual de 4,68%, ante 4,82% no mês anterior. A leitura de novembro foi pressionada pelos preços livres em termos de contribuição, que subiram 0,31% na margem, ainda que os preços administrados tenham surpreendido para cima, puxados pela gasolina e pela energia elétrica. Quanto à composição qualitativa, o dado de novembro seguiu mostrando aberturas benignas, em linha com o esperado. Os serviços subjacentes variaram 0,27% M/M, enquanto os bens industriais tiveram deflação superior à esperada (-0,54% M/M vs. -0,31% M/M), refletindo o impacto dos descontos da Black Friday.

Topo