Hoje na Economia – 1208/2022

Hoje na Economia – 1208/2022

Economia Internacional

O índice de inflação ao produtor nos EUA em julho, divulgado ontem, variou -0,5% M/M, surpreendendo para baixo em relação à expectativa do mercado (+0,2% M/M), refletindo o arrefecimento nos preços de energia. Houve surpresa positiva também no núcleo, que apresentou variação de 0,2% M/M ante projeção de 0,4% M/M. A leitura é que os dados de inflação melhores que o esperado divulgados nesta semana diminuem a probabilidade de uma nova alta de 75 pb na reunião do FOMC em setembro, reforçando a projeção de alta de 50 pb.

Na Zona do Euro, a produção industrial cresceu acima do esperado em junho (0,7% M/M contra 0,2% estimado), avançando 2,4% na comparação interanual, com contribuição também da revisão altista no dado anterior, que foi revisto de 0,8% M/M para 2,1% M/M. A produção industrial mais resiliente corrobora a visão de melhora no processo de normalização das cadeias de suprimento globais. A prévia do PIB do 2º trimestre no Reino Unido veio ligeiramente melhor que o esperado, apontando contração de 0,1% T/T ante expectativa de queda de 0,2% T/T.

Hoje, a agenda internacional tende a ser pouco movimentada, contando com a divulgação da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan nos EUA.

Economia Nacional

O volume de serviços de junho avançou 0,7% M/M, acima do esperado (0,4% M/M). No acumulado em 12 meses, a alta é de 10,5%, desacelerando em relação à alta de 11,7% acumulada até o mês anterior. Das 5 atividades que compõem o índice, houve crescimento em 4, com exceção do grupo Informação e comunicação, que recuou 0,2% M/M. Destacaram-se os serviços prestados às famílias, que seguiram subindo, e a alta de 0,6% nas atividades de Transportes. O consolidado dos dados de junho mostrou um crescimento melhor que o esperado. Como resultado, revisamos o PIB do 2o trimestre de 0,8%, para 1%. Em termos do cenário prospectivo, a leitura é de que o setor de serviços deve continuar dando tração ao crescimento no segundo semestre.

Para hoje, a agenda doméstica não possui maiores destaques.

Topo